fbpx
Connect with us

Dinheiro

Taiwan faz história: eleitores rejeitam China e garantem terceiro mandato presidencial ao partido governista.

Publicado

em

ilha, Taiwan
© 2023

Candidato presidencial defende identidade separada de Taiwan, alta custo de moradias e fornecimento instável de energia.

Os eleitores taiwaneses demonstraram sua preferência pelo candidato presidencial do Partido Democrático Progressista (PDP), Lai Ching-te, no último sábado, desafiando firmemente a pressão chinesa para rejeitá-lo. Lai se comprometeu a confrontar Pequim e buscar diálogo, o que foi bem recebido pela população.

O partido de Lai, que defende a identidade separada de Taiwan da China e rejeita as reivindicações territoriais chinesas sobre a ilha, buscava um terceiro mandato consecutivo de quatro anos, algo inédito no atual sistema eleitoral de Taiwan. A vitória de Lai representa um grande avanço para Taiwan em sua busca por autonomia e independência política.

Lai proclama vitória após eleições em Taiwan

Estamos escrevendo uma nova página na história da democracia da ilha de Taiwan

, afirmou Lai, o candidato presidencial à frente das pesquisas, em declarações à imprensa, após ambos seus oponentes admitirem a derrota.

China denuncia Lai como separatista perigoso

Antes da eleição, a China qualificou Lai como um separatista perigoso e instou o povo de Taiwan a fazer a escolha certa, ao mesmo tempo que observaram o

prejuízo extremo da linha de ‘independência de Taiwan’ do PDP

. As autoridades chinesas rejeitaram repetidamente os pedidos de Lai por negociações.

Determinação de Lai em proteger Taiwan das ameaças da China

Lai expressou sua determinação em manter o status quo nas relações entre as duas partes estreitamente ligadas, mas também em proteger Taiwan das ameaças e intimidações vindas da China.

Necessidade de cooperação e diálogo com Pequim

Ao mesmo tempo, Lai enfatizou a importância da cooperação e diálogo com Pequim em uma base igualitária para

superar o confronto

, embora não tenha fornecido detalhes específicos.

Resultado eleitoral demonstrou a rejeição do PDP

O governo chinês afirmou que o resultado eleitoral em Taiwan mostrou que o PDP não representa a opinião pública convencional na ilha e que a determinação da China de resolver a questão taiwanesa e realizar a

reunificação

nacional permanece inabalável.

Outras preocupações dos eleitores durante as eleições de Taiwan

A eleição foi focada não apenas na China, mas também nas preocupações dos eleitores sobre questões como o alto custo das moradias, o baixo crescimento dos salários e o fornecimento instável de energia.

O candidato Lai obteve 40% dos votos, enquanto a atual presidente Tsai Ing-wen foi reeleita por uma vitória esmagadora quatro anos atrás, com mais de 50% dos votos.

Além disso, o PDP perdeu o controle do Parlamento, o que pode prejudicar a capacidade de Lai aprovar leis e projetos de gastos.

No entanto, ele sinalizou a inclusão de talentos de seus partidos opositores.

Lai manifestou sua disposição em cooperar com seus rivais eleitorais, Hou Yu-ih, do maior partido de oposição de Taiwan, o Kuomintang (KMT), e com o ex-prefeito de Taipé, Ko Wen-je, do Partido Popular de Taiwan, para resolver os problemas enfrentados pela ilha.

Na campanha, centenas de milhares de jovens taiwaneses se reuniram aos comícios conduzidos por Ko, emergindo como uma nova força política em Taiwan, conquistando cerca de um quarto dos votos, apesar de ter ficado em último lugar.

Os resultados completos da apuração da eleição para o Parlamento eram esperados para o final da noite de sábado, com cerca de 70% dos cerca de 19 milhões de eleitores qualificados da ilha tendo votado.

Devido aos dois mandatos consecutivos, Tsai não foi autorizada a concorrer novamente.

Fonte: Info Money

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários