fbpx
Connect with us

Mundo

Redes sociais acima da lei: Janja ameaça processar empresas e pede por ‘regulação séria

Publicado

em

redes sociais, plataformas digitais
Polícia Federal cumpre mandados em investigação sobre invasão de conta de rede social de Janja da Silva - Todos os direitos: G1

Primeira-dama teve contas em redes sociais invadidas na última semana; Lula citou crimes virtuais e regras de países famosos. PF investiga.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, fez uma declaração nesta terça-feira (19) afirmando que considera que as redes sociais estão ‘acima da lei’ no Brasil – e que é preciso regulamentar a atuação dessas empresas para evitar a perpetuação de crimes e casos de assédio. Segundo Janja, o poder das redes sociais precisa ser controlado para garantir a segurança e a integridade dos usuários.

Na última semana, Janja teve suas contas em redes sociais invadidas. No X (antigo Twitter), hackers usaram a conta para veicular ofensas à própria primeira-dama e a outras autoridades. A invasão das redes sociais teve um impacto significativo na imagem de Janja, e ressaltou a necessidade urgente de regulamentação das plataformas digitais.

A invasão às redes sociais

‘O que aconteceu semana passada é ruim, mas a gente se acostuma a receber ódio pelas plataformas digitais. As mulheres se acostumam, ainda mais as mulheres. Mas o que aconteceu semana passada foi muito mais invasivo’, declarou Janja em uma transmissão ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

‘Eu fico imaginando: eu que sou uma pessoa pública, foi tão difícil que o Twitter derrubasse, congelasse minha conta. Uma hora e meia. Por uma hora e meia, o ‘seu’ Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque‘, prosseguiu.

‘A gente precisa não só de regularização das redes sociais, mas a gente precisa discutir a monetização dessas redes sociais. Porque hoje, não importa se é do bem ou do mal, eles ganhando dinheiro, tudo bem. As redes sociais, hoje elas estão acima de qualquer coisa. Acima de regras, acima do famoso mercado, estão lá flanando’, disse a primeira-dama.

Janja disse ainda que pretende processar as plataformas em que foi hackeada, sem citar o nome específico de alguma.</

Lula quer ‘regulação séria’ para as redes sociais

Na live, Lula disse que fica ‘muito irritado com os ataques contra Janja – e que o Brasil precisa de uma ‘regulação séria’ sobre crimes cometidos pelas redes sociais.

‘Eu às vezes fico muito irritado. Estou falando a palavra irritado de verdade. Eu fico irritado com as pessoas que atacam ela pela internet. Eu fico irritado porque eu nunca falei da mulher de um presidente, da mulher de um deputado, da mulher de um vereador. Eu acho que é uma canalhice a pessoa que faz isso. Eu fico irritado por ela’, reafirmou.

‘Um dos moleques que hackearam ela e ficaram uma hora e meia brincando com as informações dela é um moleque de 17 anos. Certamente está dentro de casa sentado, o pai e mãe acham que é um santinho. ‘Nossa, como meu filho é bonzinho, é educado, não sai da frente do computador’. Mas não sabe o que o filho tá fazendo’, disse.

‘A violência contra meninas é uma coisa absurda. O abuso de fotografias, de filmes de meninas, manipulação de imagens. É criminoso, não dá pra não tratar isso como uma coisa criminosa. Tem menina se cortando, gente se matando, se violentando. Então, vamos ter que fazer uma regulação séria, não só para um país, para o mundo.’

O presidente da República afirmou que, para isso, o Brasil terá que se inspirar em regulamentações já em vigor, como a da União Europeia, e acompanhar debates em países como China e Estados Unidos.

‘O mundo já era preconceituoso contra a mulher, o negro, o pobre. Agora, com a internet, virou hiperpreconceituoso. Porque as pessoas transformam o seu preconceito pessoal para milhões de pessoas. Como a gente trata isso sem fazer censura? É um desafio’, declarou.

Fonte: G1 – SP

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários