fbpx
Connect with us

Mundo

Brasileira procurada por tentativa de homicídio é capturada na Espanha pela Interpol

Publicado

em

tentativa de homicídio, acusada de tentativa de homicídio
Aline Fernanda de Siqueira Maschietto é acusada de tentativa de homicídio em Ribeirão Preto — Foto: Reprodução Acusada de crime em Ribeirão Preto, Aline Fernanda de Siqueira Maschietto foi presa em Málaga, no litoral da Espanha — Foto: Guardia Civil Mº Interior Mulher que denunciou abuso na Espanha é acusada de tentativa de homicídio em hotel de Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/ Google Street View Fórum de Ribeirão Preto — Foto: Rodolfo Tiengo/g1 - Todos os direitos: G1

Aline Fernanda de Siqueira Maschietto, foragida da Justiça de SP, foi presa no litoral espanhol após denunciar crime na Europa.

A polícia espanhola deteve hoje a brasileira Aline Fernanda de Siqueira Maschietto, de 37 anos, sob a acusação de tentativa de homicídio em Ribeirão Preto (SP). A detenção foi realizada após a Justiça de São Paulo solicitar a inclusão de seu nome na Difusão Vermelha da Interpol.

De acordo com informações da Guardia Civil, o órgão de segurança vinculado ao Ministério do Interior da Espanha, Aline foi capturada em Málaga, a 534 quilômetros de Madri. A operação teve início no final de novembro, quando as autoridades brasileiras informaram à Unidade Operacional Central da Guardia Civil sobre as acusações de tentativa de homicídio contra ela.

Entenda a tentativa de homicídio

Aline havia sido vista pela última vez em 2 de novembro de 2022, na capital espanhola, após retirar uma queixa de estupro contra o advogado Cándido Conde-Pumpido Varela, filho do presidente do principal órgão de Justiça da Espanha.

Conforme o Jornal El País, ela disse às autoridades ter sido vítima de estupro na casa do advogado.

Dias após, imagens das câmeras de segurança não indicaram suspeitas, e um laudo médico descartou lesões no órgão genital da brasileira. Por esta razão, ela retirou a queixa, justificando que não estava mentalmente bem devido ao consumo de álcool.

O periódico espanhol informou ainda que ela teria expressado desejo de retornar ao Brasil.

Com a intensa cobertura da imprensa internacional sobre a denúncia de estupro, surgiram informações de que Aline estava sendo procurada pelas autoridades brasileiras por uma tentativa de homicídio em 2022, em Ribeirão Preto.

Detalhes da Investigação no Brasil

De acordo com o inquérito policial, em 4 de março de 2022, um homem de 35 anos foi esfaqueado em um quarto de hotel na Avenida Presidente Kennedy, via importante da cidade de Ribeirão Preto.

Conforme informações da Polícia Civil, o homem foi encontrado esfaqueado por um funcionário que ouviu seus gritos por trás da porta trancada, pedindo para que arrombassem o quarto. O homem foi levado ao hospital e sobreviveu.

O boletim de ocorrência descreve que Aline alegou ter conhecido o rapaz em um aplicativo de relacionamentos antes de ir morar fora do país.

Ela afirmou à polícia que havia voltado recentemente de uma viagem ao México e marcou um encontro com o homem no hotel, mas acabou por se desentender com ele. Segundo o relato de Aline, a discussão teve início depois que o homem chamou outra mulher para estar com ele no apartamento.

Aline relatou ainda que, durante a discussão, o homem a ameaçou com uma faca e que ela estava se defendendo quando o funcionário do hotel entrou no quarto e interveio. Ela também afirmou que o homem havia jogado as chaves do flat pela janela.

Em julho de 2022, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/SP), o inquérito da Polícia Civil foi concluído e submetido à Justiça. Na ação, Aline passou a ser acusada de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e meio que dificultou a defesa da vítima.

Repercussão Internacional

A ré foi citada para apresentar suas alegações, pois não se manifestou no âmbito do processo e não nomeou um advogado para acompanhar o caso. Em outubro de 2022, um mandado de prisão preventiva foi emitido, com validade até 2042.

Desde então, conforme informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ela era considerada foragida.

No despacho, a Justiça considerou a ré em local incerto, bem como o risco à ‘tranquilidade pública’, como motivos para a expedição de um novo mandado de prisão. O juiz Giovani Augusto Serra Azul Guimarães emitiu, em novembro deste ano, um novo mandado de prisão, solicitando assistência de órgãos internacionais para a captura de Aline e seu retorno ao Brasil para que o processo possa seguir e a lei penal ser aplicada, conforme necessário.

Mais informações da região no g1 Ribeirão e Franca

Vídeos: Todos sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Fonte: G1 – Mundo

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários