fbpx
Connect with us

Mundo

Itamaraty em ação: Terceira leva de brasileiros e palestinos é resgatada da Faixa de Gaza

Publicado

em

Ministério das Relações Exteriores
Avião da FAB decola do Rio rumo ao Egito para buscar repatriados em Gaza - Todos os direitos: G1

Grupo deixará Gaza pelo Egito. Parte dos 24 barrados no segundo grupo devem ser liberados após lobby do governo brasileiro com Israel.

O governo brasileiro está realizando mais uma operação de retirada de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza. Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, esta é a terceira operação desse tipo.

Esta ação vem após a segunda leva de pessoas retiradas do território palestino pelo Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Até o momento, o terceiro grupo aguarda em Rafah, cidade fronteiriça entre o sul de Gaza e o Egito, aguardando a oportunidade de cruzar a fronteira.

Operação de retirada

Também não havia informações sobre o número de pessoas que integra a terceira leva, que está sendo coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, mais conhecido como Itamaraty. Havia a expectativa de que 24 pessoas cujos nomes constavam na segunda leva do Itamaraty mas foram impedidas pelo governo de Israel de sair de Gaza – desde o início da guerra, Israel e Egito revistam e autorizam a saída de todos os nomes propostos pelas embaixadas de países com cidadãos na Faixa de Gaza, território palestino governado pelo Hamas.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, havia pedido ao chanceler israelense, Eli Cohen, que o país revesse a negativa para que a saída dessas 24 pessoas fosse permitida.

Patrocinado

Território palestino

Em 9 de dezembro, a segundo leva de brasileiros e parentes palestinos deixou a Faixa de Gaza. O grupo era formado por 47 pessoas, a maioria palestinos parentes de brasileiros que haviam sido retirados do território em novembro. Como nas levas anteriores, o terceiro grupo deixará Gaza pelo Egito e deve embarcar para o Brasil com um avião da Força Aérea Brasileira, que foi enviado ao aeroporto internacional do Cairo.

Cidade fronteiriça

Em novembro, após mais de um mês de espera, trinta e duas pessoas deixaram a Faixa de Gaza com destino ao Brasil. No grupo estavam 22 brasileiros e dez palestinos. O Itamaraty tem trabalhado incansavelmente para garantir a segurança e a retirada de todos os cidadãos brasileiros e seus familiares do território palestino, utilizando a única via de saída disponível, que passa pela cidade fronteiriça controlada pelo Egito.

Grupo deixará Gaza

O Itamaraty, por meio do Ministério das Relações Exteriores, tem se empenhado em assegurar a operação de retirada de todos os brasileiros e seus familiares que desejam deixar a Faixa de Gaza, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades egípcias e israelenses. A situação na região permanece delicada, mas o Itamaraty está focado em garantir as saídas seguras e o retorno ao Brasil daqueles que desejam deixar o território em meio ao conflito.

Fonte: G1 – Mundo

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários