fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Brasil conquista “Fóssil do Dia” na COP 28 por adesão à Opep+

Publicado

em

O Fóssil do Dia é concedido de forma irônica durante as conferências climáticas da ONU. Ativistas da CAN criticaram o Brasil por confundir produção de petróleo com liderança climática.

Durante a conferência climática da ONU, o Brasil foi escolhido como o

Fóssil do Dia

nesta segunda-feira (4) devido à adesão à Opep+. Os responsáveis pela premiação criticaram o país por aparentemente

ter confundido a produção de petróleo com liderança climática

.

A premiação irônica do Fóssil do Dia é concedida diariamente durante as conferências climáticas da ONU desde 1999. Membros da Rede de Ação do Clima (CAN, na sigla em inglês) votam em países considerados como tendo feito o

pior

para bloquear o progresso nas negociações nos últimos dias de negociações. Esta distinção negativa destaca os desafios enfrentados na busca por soluções eficazes para as mudanças climáticas.

Brasil é premiado com Fóssil do Dia na COP 28

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), criada em 1960, reúne hoje 13 grandes países ofertantes de óleo no mundo como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.

A sigla

Opep+

, com o símbolo de adição, inclui também os chamados

países aliados

– que não integram a organização propriamente, mas atuam de forma conjunta em algumas políticas internacionais ligadas ao comércio de petróleo e na mediação entre membros e não membros.

Segundo a ala ativista ambiental do governo, que critica a adesão brasileira à Opep+, o aval do presidente Lula para o Brasil entrar na organização ofuscou o papel do país, durante a conferência climática, na defesa de medidas para combate às mudanças climáticas.

Para o secretário-executivo da Rede de Ação do Clima, Marcio Astrini, o anúncio foi uma

contradição

. Astrini destacou que, para liderar o debate climático no mundo, o Brasil precisa endereçar a exploração de petróleo.

Tratar da questão de petróleo significa o Brasil tomar uma posição de que o petróleo precisa acabar, os combustíveis fósseis precisam acabar, e colocar em cima da mesa uma proposta de como será esse fim, como será essa transição. Esse é o debate de liderança de clima no mundo

, enfatizou.

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários