Meio Ambiente
Cargueiros impulsionados pela amônia: o futuro limpo do transporte marítimo
Navio de baixo carbono opera rota marítima Noruega-Alemanha, reduzindo emissões e incentivando combustíveis renováveis em joint venture.
O uso de amônia como combustível limpo está se tornando uma realidade, com previsão de início das operações do primeiro navio cargueiro do mundo em 2026. O projeto do Yara Eyde, desenvolvido em parceria entre Yara Clean Ammonia, North Sea Container Line e Yara International, promete criar uma embarcação de baixo carbono que navegará entre a Noruega e a Alemanha.
O navio irá operar entre Oslo, Porsgrunn, Hamburgo e Bremerhaven, estabelecendo uma rota marítima que permitirá às empresas norueguesas comercializar produtos com **baixas emissões de carbono**. Essa inovação representa um importante avanço na utilização da amônia como fonte de energia sustentável, contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes no setor marítimo. A **amônia** (NH3), também conhecida como **amoníaco** ou **nitrogênio hidrogenado**, mostra-se cada vez mais como uma alternativa viável e eficiente para o transporte marítimo.
Yara International e a Produção de Amônia
A Yara International, empresa química norueguesa que produz fertilizantes, participa como proprietária da carga.
O fertilizante produzido em Porsgrunn será transportado sem emissões para a Alemanha, reduzindo as emissões do escopo 3 em 11 mil toneladas de CO2 por ano
, diz a nota.
A produção de amônia normalmente envolve o uso de combustíveis fósseis, como carvão e gás natural, e emite grandes quantidades de CO2. A Yara Clean Ammonia, no entanto, planeja fornecer uma mistura de amônia
azul
e
verde
para o Yara Eyde, segundo reportagem da CNN. Na produção de amônia
azul
, as emissões de CO2 são capturadas na fonte e armazenadas no subsolo, enquanto a amônia
verde
é produzida usando eletricidade renovável.
A parceria busca incentivar combustíveis de baixo carbono para possibilitar cortes nas emissões do transporte marítimo.
Tecnologias de baixas emissões devem ser levadas à escala comercial na próxima década. É imperativo incentivar as transportadoras a escolherem combustíveis de baixo carbono
, disse Magnus Krogh Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia, na nota.
A Yara Clean Ammonia e a North Sea Container Line estão estabelecendo uma joint venture para concretizar o Yara Eyde, enquanto o navio será operado pela NCL Oslofjord. A joint venture visa se tornar a primeira operadora de linha do mundo a se concentrar exclusivamente em navios porta-contêineres movidos a amônia.
A Yara International e a Produção de Amônia
A Yara International, empresa química norueguesa que produz fertilizantes, está à frente de projetos inovadores para reduzir as emissões de CO2 relacionadas à produção e transporte de amônia. Com o objetivo de fornecer uma solução mais sustentável, a empresa trabalha para viabilizar a produção de amônia azul e verde, reduzindo significativamente o impacto ambiental.
Parceria Estratégica e Compromisso com o Meio Ambiente
A Yara Clean Ammonia, subsidiária da Yara International, está empenhada em impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de baixas emissões, visando estabelecer uma produção de amônia mais sustentável. Em parceria com a North Sea Container Line, a empresa está estabelecendo uma joint venture para concretizar o projeto Yara Eyde, que representa um marco na busca por uma solução ecologicamente correta para o transporte marítimo.
Redução de Emissões e Uso de Combustíveis de Baixo Carbono
A produção de amônia normalmente envolve o uso de combustíveis fósseis, resultando em grandes emissões de CO2. No entanto, a Yara Clean Ammonia planeja adotar uma abordagem inovadora, fornecendo uma mistura de amônia azul e verde. Na produção de amônia azul, as emissões de CO2 são capturadas na fonte e armazenadas no subsolo, enquanto a amônia verde é produzida usando eletricidade renovável, demonstrando o compromisso da empresa com a redução das emissões ambientais.
Incentivo ao Uso de Tecnologias Sustentáveis
A parceria entre a Yara Clean Ammonia e a North Sea Container Line visa incentivar o uso de combustíveis de baixo carbono, possibilitando cortes significativos nas emissões do transporte marítimo. Para Magnus Krogh Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia, é crucial incentivar as transportadoras a optarem por combustíveis mais sustentáveis, e a joint venture estabelecida com a NCL Oslofjord representa um passo importante nesse sentido.
Perspectivas Futuras para a Indústria Marítima
Com a iniciativa de se tornar a primeira operadora de linha do mundo a focar exclusivamente em navios porta-contêineres movidos a amônia, a joint venture formada entre a Yara Clean Ammonia e a North Sea Container Line sinaliza um avanço significativo na busca por soluções de transporte marítimo mais sustentáveis. Tecnologias de baixas emissões devem ser levadas à escala comercial na próxima década, e a parceria estabelecida entre as empresas reflete o empenho em impulsionar a utilização de combustíveis de baixo carbono, reduzindo assim o impacto ambiental da indústria.
Fonte: G1 – Meio Ambiente