fbpx
Connect with us

Mundo

‘A catástrofe que transformou a lavoura em praia: imagens chocantes da destruição nas plantações de arroz do RS | Blogs CNN | CNN Brasil’

Publicado

em

catástrofe, desastre, calamidade;
‘A lavoura virou praia’: veja imagens da destruição nas plantações de arroz do RS - Todos os direitos: @ CNN Brasil

A avaliação da Federarroz-RS mostra que a produção brasileira é suficiente para o consumo interno, não há necessidade de importação, e temos água, precipitação e consequências da devastação.

Nas margens do rio Jacuí, ao longo de oito décadas, a família Wachholz já enfrentou diversas inundações. ‘Mas nenhuma se compara a esta’, afirma Carlos Augusto, o neto de Carlos Wachholz, o pioneiro a cultivar nessas terras. ‘A plantação se transformou em praia, uma quantidade imensa de areia veio parar aqui, vou precisar de muitos anos para recuperar esse solo. E na minha propriedade também surgiram catástrofes na plantação.

A situação se agravou com a chegada de fortes chuvas, transformando a região em um cenário de desastre. ‘É uma verdadeira calamidade’, lamenta Carlos Augusto. ‘Nunca imaginei que veria minha terra tão devastada. As marcas dessa catástrofe vão permanecer por muito tempo’, conclui ele, com um olhar preocupado.

Catástrofe na Região Centro do Estado Causa Devastação

A instalação elétrica foi completamente destruída, os canais de irrigação rompidos, exigindo uma reconstrução completa, relata o produtor. As imagens antes repletas de verde vivo deram lugar a um cenário de devastação em tons de marrom escuro, com grandes poças de água se formando onde a colheita deveria ter sido feita. A região central do estado foi duramente atingida por essa terrível catástrofe em andamento, trazendo tristeza e angústia para os agricultores locais.

A enxurrada e a avalanche que desceram pelo rio levaram consigo lavouras, maquinário, casas e estruturas, resultando em prejuízos enormes. A satisfação de ver a colheita do trabalho árduo foi substituída pela dor da perda. Apesar do impacto na produção de arroz, os produtores acreditam que a safra de 2024 será suficiente para suprir a demanda nacional, evitando a necessidade de importação.

O presidente da Federarroz RS, Alexandre Velho, afirma que a safra gaúcha deve alcançar entre 7,1 e 7,2 milhões de toneladas, contribuindo para uma produção nacional estimada em torno de 10,3 milhões de toneladas. No entanto, a medida governamental de fixar o preço do arroz em R$ 4 por quilo é vista como precipitada e insustentável, podendo impactar negativamente as futuras safras.

A diretora técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz, Flávia Tomita, estima que cerca de 30 mil hectares de plantações já foram perdidos, com outros 18 mil ainda inundados. A incerteza paira sobre a possibilidade de colher o arroz restante, dependendo da baixa das águas. A importação de arroz pelo governo visa mitigar as consequências econômicas da catástrofe, mas levanta preocupações sobre o futuro da produção nacional.

Fonte: @ CNN Brasil

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários