fbpx
Connect with us

Esportes

Brasil: Das medalhas de ouro às vagas olímpicas – Conquistas marcantes do esporte em 2023

Publicado

em

país, nação, terra, território
Rebeca Andrade superou Simone Biles e foi bicampeã do salto Atletas brasileiras receberam a medalha de prata no Mundial de Ginástica Brasil conquistou ouro inédito na Copa do Mundo de ginástica rítmica País do surfe: Filipe Toledo superou Ethan Ewing e se sagrou bicampeão mundial Brasil venceu Japão e garantiu vaga em Paris; veja melhores momentos Brasil bateu Itália e garantiu vaga nas Olimpíadas; veja melhores momentos Bia Haddad venceu Ons Jabeur e foi às semifinais de Roland Garros; veja melhores momentos Marcus D'Almeida venceu final da Copa do Mundo de tiro com arco Bia Ferreira foi campeã mundial de boxe na categoria até 60 kg Rayssa Leal fez volta perfeita e arrancou uma nota 9 Giovanni Vianna fez ótima manobra e recebeu 9.1 na final da SLS - Todos os direitos: G1

Ano histórico para a ginástica rítmica, com nadadores conquistando medalhas em competições importantes e atletas garantindo vaga para Paris 2024.

O Brasil teve um ano agitado no cenário esportivo. Nos Jogos Pan-Americanos, o país alcançou um recorde de 66 medalhas de ouro e um total de 205 medalhas. Além disso, os atletas brasileiros conquistaram 20 pódios em campeonatos mundiais, garantindo assim suas vagas para os Jogos de Paris 2024. Confira alguns dos grandes momentos de 2023!

Um Pan memorável

Antes do início dos Jogos de Santiago, já se esperava uma campanha histórica do Brasil. E as expectativas foram superadas. Na capital chilena, a nação conquistou 66 medalhas de ouro, 73 de prata e 66 de bronze. O território brasileiro somou um total de 205 medalhas, estabelecendo um recorde absoluto.

.

Atletas Brilhantes e suas Conquistas no Pan

Entre os atletas que se destacaram, temos Bárbara Domingos, a maior medalhista do Brasil, com três ouros e duas pratas na ginástica rítmica, e Guilherme Costa, o Cachorrão, que conquistou quatro ouros na natação. Maria Eduarda Alexandre, de apenas 16 anos, despontou como uma das grandes revelações do evento. Também foram quatro pódios na ginástica rítmica.

O Pan ainda distribuiu vagas para as Olimpíadas de Paris, e o Brasil conseguiu se classificar em diversas modalidades: handebol feminino, boxe, hipismo, natação, pentatlo moderno, tênis, tiro com arco e vela.

Conquistas do Brasil na Ginástica

Não é possível fazer a retrospectiva sem falar de Rebeca Andrade, vencedora do Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico. Em 2023, além de conquistar quatro medalhas no Pan, a ginasta também brilhou no Mundial. Sagrou-se bicampeã no salto. Ainda faturou prata no individual geral e no solo e bronze na trave. O Brasil, como equipe, ainda garantiu um feito inédito no Mundial de Ginástica Artística. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares conquistaram a medalha de prata na disputa feminina.

Mas os bons momentos não vieram só na ginástica artística. A ginástica rítmica também teve ano de vitórias, com 100% de aproveitamento no Pan e ouros na Copa do Mundo.

Surfistas Brasileiros se Destacam

Há algum tempo, os brasileiros têm se destacado no Circuito Mundial de Surfe. Neste ano, Filipe Toledo sobrou desde as primeiras etapas e conquistou o bicampeonato consecutivo. Ele e João Chumbinho ainda garantiram vagas para Paris 2024.

Vôlei Brasileiro Garante Vagas para Paris

Foi suado, mas deu certo. Em disputas emocionantes, as seleções de vôlei do Brasil asseguraram as passagens para Paris. No Pré-Olímpico feminino, a vaga veio com vitória por 3 sets a 2 sobre o Japão. Já no masculino, em um Maracanãzinho lotado, outro triunfo por 3 sets a 2. Dessa vez, contra uma velha conhecida: a seleção italiana.

Conquistas de Bia Haddad Maia

2023 certamente ficará marcado para Beatriz Haddad Maia. Com campanha histórica em Roland Garros, a paulista se tornou a primeira brasileira semifinalista de um Grand Slam em simples em mais de 50 anos. O sucesso na França ainda colocou a tenista no top-10 mundial. Bia termina o ano na 11ª posição do ranking. Após Roland Garros, disputou outros torneios e conquistou o maior título da carreira até agora: o WTA Elite Trophy, na China.

Destaque de Marcus D’Almeida no Tiro com Arco

Ao receber o Troféu Rei Pelé, no Prêmio Brasil Olímpico, Marcus D’Almeida celebrou o aumento da visibilidade do tiro com arco no Brasil. E muito desta popularização se deve ao carioca de 25 anos, atual líder do ranking mundial. Em 2023, o arqueiro foi campeão da Final da Copa do Mundo. Ainda conquistou o bronze no Mundial da modalidade e levou uma prata e um bronze no Pan.

Sucesso Contínuo da Boxeadora Bia Ferreira

Com o passar dos anos, Bia Ferreira se acostumou a vencer. Ouro no Pan, a baiana foi responsável pela conquista da primeira vaga do boxe brasileiro para as Olimpíadas de Paris. O sucesso da atleta em 2023 começou lá em março. Ela derrotou a colombiana Angie Valdez na categoria até 60 kg e se tornou bicampeã mundial.

Triunfo do Brasil na Copa América de Basquete Feminino

Foram longos 12 anos de espera. Mas o Brasil, maior vencedor, retornou ao lugar mais alto do pódio na Copa América feminina de basquete. O título veio com vitória sobre os Estados Unidos, por 69 a 58, e reacendeu as esperanças de vaga olímpica.

Destaque no Skate Street para o Brasil

O Ginásio do Ibirapuera foi palco de um show brasileiro na SLS Super Crown, a final da Liga Mundial de skate street. Na disputa feminina, Rayssa Leal tirou a maior nota da carreira e ficou com o título. Entre os homens, Giovanni levantou a torcida com apresentação impecável e garantiu a dobradinha para o Brasil.

Brasil Lidera no Vôlei de Praia

Conquistar medalhas se tornou rotina para Duda e Ana Patrícia em 2023. A dupla brasileira foi campeã do Pan, vice no Mundial e lidera o ranking do vôlei de praia.

Fonte: G1 – Esportes

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários