fbpx
Connect with us

Futebol

Clube da Baixada busca fazer história no Campeonato Carioca com o Vasco e sonha com a final

Publicado

em

clube da Baixada Fluminense, Cruzmaltino
Ex-jogador Andrezinho foi campeão carioca pelo Vasco em 2016 e atualmente é coordenador técnico do Nova Iguaçu Getty Images/ @vitormelorj/NIFC Carlos Vitor, o Cal, é o técnico do Nova Iguaçu @vitormelorj/NIFC Carlinhos, atacante do Nova Iguaçu, passou pelas categorias de base do Corinthians Divulgação/ Nova Iguaçu

Andrezinho, ex-Cruzmaltino, agora coordena técnico no Nova Iguaçu. Entrevista exclusiva ao ESPN.com.br.

Depois do empate em 1 a 1 com o Vasco no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca, o Nova Iguaçu está a um passo de alcançar um feito inédito em sua história: chegar a uma final de estadual. Para isso, o clube da Baixada Fluminense não aposta somente nos seus jogadores para obter êxito, mas também fora dos gramados com alguns nomes conhecidos – e que até mesmo já foram campeões cariocas, mas pelo lado adversário.

O time Cruzmaltino, por sua vez, busca reverter a situação no próximo confronto. O Vasco precisa vencer para garantir sua vaga na final do Campeonato Carioca, e sabe que não será uma tarefa fácil diante do determinado Nova Iguaçu.

Andrezinho: história no Nova Iguaçu

Aposentado dos gramados, o ex-meia Andrezinho esteve presente na última conquista do Carioca pelo Nova Iguaçu, em 2016, em time que ficou marcado por outras figuras experientes como Nenê e Jorge Henrique. Ele é desde 2019 coordenador técnico do Nova Iguaçu, por onde teve uma passagem no início da carreira e também mais recente, quando pendurou as chuteiras após sofrer uma grave lesão.

Projeto ao lado de Carlos Vitor

Ao lado do técnico Carlos Vitor, o famoso Cal, que já está há mais de três décadas na Laranja Mecânica da Baixada, o ex-jogador foi um dos muitos responsáveis por construir a

nova versão

do clube, que fez frente aos grandes do futebol carioca para chegar à semifinal. E isso vai desde o recrutamento de jogadores à prática, com o estilo de jogo vistoso apresentando dentro das quatro linhas.

Desafios no Campeonato Brasileiro

O sucesso acontece não apenas no Carioca: o clube também é o responsável pela sonora goleada por 8 a 0 sobre o Itabuna-BA, na Copa do Brasil, competição que o Nova Iguaçu acabou eliminado, no meio de semana, para o Internacional.

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, Andrezinho destrinchou o projeto do Nova Iguaçu, fez elogios a Cal e também falou do sonho que tem de poder retribuir, agora fora de campo, tudo aquilo que o clube da Baixada o proporcionou na carreira. E ainda destacou o trabalho no dia a dia, junto dos demais funcionários do clube e do presidente, Jânio Moraes.

Trajetória e resultados no Carioca

Segundo colocado na tabela da Taça Guanabara, a primeira fase do Carioca, o Nova Iguaçu perdeu apenas um jogo até o momento no campeonato, para o Fluminense, por 3 a 0. E além de ter vencido o Vasco por 2 a 0, empatou com a dupla Botafogo e Flamengo.

Parte disso passa por Carlos Vitor, que está há 32 anos no clube e, inclusive, já foi jogador do clube. Andrezinho destacou os dois lados do treinador: o de

paizão

e também o de mister, comandando um elenco repleto de jovens promessas.

Visão para o futuro e recrutamento

Com uma média de idade de 25 anos, o Nova Iguaçu não tem nenhuma grande estrela no elenco, mas aposta nos jovens. Muitos deles, inclusive, surgiram das categorias de base de outros clubes, a exemplo do atacante Carlinhos, artilheiro do time no estadual com 8 gols, formado no Corinthians. Assim como Bill, ex-Flamengo, e Cayo Tenório, ex-Vasco.

Formação do elenco e sucesso na Série D

A montagem do atual elenco, por sua vez, foi fruto de muito trabalho e contou com o apoio de mais de uma pessoa, já que o clube da Baixada Fluminense possui um comitê que toma as principais decisões, incluindo o recrutamento de jogadores.

O Nova Iguaçu tem isso, de você recrutar jovens promessas, jogadores que às vezes não estão sendo aproveitados em clubes grandes, outros que a gente já vem monitorando há bastante tempo. A gente montou um comitê, onde todos opinam, todos deixam o seu parecer. A gente vê jogos inteiros de atletas que estão no nosso banco e depois define. Não tem uma pessoa que decide, tudo passa por um conjunto. E esse sucesso nesse primeiro semestre se dá a isso, à união, à humildade que nós temos. Em agosto (de 2023), quando terminamos a Série D, fizemos reuniões pelo menos duas vezes na semana com esse comitê. E hoje estamos colhendo o fruto de muito trabalho que começou lá atrás

, disse.

Destaque para Carlinhos

E Andrezinho também falou especialmente sobre Carlinhos, que não marcou no primeiro jogo da semifinal contra o Vasco, mas deu trabalho à defesa cruzmaltina. O atacante de 27 anos, inclusive, já vem chamando a atenção de outras equipes. E para o ex-meia, o camisa 9 teria espaço em outros clubes, até mesmo da Série A.

Maracanã no cenário da polêmica

Dias antes do jogo decisivo da semifinal, o Maracanã, palco da partida de ida, foi protagonista de uma polêmica. Isso porque o Nova Iguaçu, agora mandante, desejava disputar o confronto no local, mas em um primeiro momento apontou o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

E a história envolveu não só o Nova Iguaçu, mas também a própria FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), o Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a dupla Flamengo e Fluminense, que faz parte do consórcio que administra o estádio, além próprio o Vasco. A situação foi resolvida, oficialmente, na última quinta-feira (14), com o Maracanã enfim oficializado como local da partida.

Defesa e esclarecimentos sobre a ‘polêmica’

Andrezinho negou que o Nova Iguaçu, de alguma forma, tenha sido prejudicado nesse contexto. E reiterou a vontade de, desde o início, o clube mandar a partida lá.

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários