fbpx
Connect with us

Mundo

Coreia do Norte suspende acordo militar com a Coreia do Sul devido ao lançamento de satélite.

Publicado

em

Coreia do Norte, Coreia do Sul, acordo, tensões militares, satélite militar, lançamento, equipamento militar, fronteira, satélite espião, sanções ONU, Kim Jong-un, Rússia, teste nuclear, 2024
Militares sul-coreanos ficam de guarda do lado sul da fronteira com a Coreia do Norte em foto de arquivo de junho de 2019 — Foto: AP Photo/Ahn Young-joon/Arquivo

O tratado, que entrou em vigor em 2018 com o objetivo de reduzir tensões militares, foi violado após a inteligência da Coreia do Sul afirmar que a Rússia auxiliou no lançamento de mísseis por parte de Pyongyang.

A Coreia do Norte declarou que seu satélite está em órbita e que Kim Jong-un já revisou imagens das bases militares americanas em Guam. De acordo com o exército sul-coreano, o satélite conseguiu entrar em órbita, mas ainda é cedo para determinar se está funcionando adequadamente. A agência de inteligência sul-coreana também revelou que a Coreia do Norte recebeu assistência da Rússia para o lançamento do dispositivo.

Acredita-se que o regime de Kim Jong-un possa lançar outros satélites no próximo ano, e há também possibilidades de um teste nuclear em 2024.

Conflito entre Coreia do Norte e Coreia do Sul intensifica-se após lançamento de satélite espião

O governo norte-coreano afirmou que não será afetado pelo acordo estabelecido. Em contrapartida, a Coreia do Sul anunciou que o acordo foi parcialmente suspenso, decidindo retomar as operações de vigilância na fronteira em resposta ao lançamento do satélite espião realizado pela Coreia do Norte.

O lançamento do satélite Mallingyong-1 foi repudiado pelos Estados Unidos e seus aliados, que consideraram essa ação como uma “clara violação” das sanções da ONU.

Patrocinado

Recentemente, a Coreia do Norte anunciou a suspensão de um acordo assinado em 2018 com a Coreia do Sul, com o objetivo de reduzir as tensões entre os países. Essa decisão foi tomada logo após o lançamento de um satélite militar norte-coreano, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

O Ministério de Defesa norte-coreano declarou que estão sendo retiradas todas as medidas militares que foram implementadas para evitar tensões e incidentes nas áreas terrestre, marítima e aérea. Além disso, é mencionado que estão sendo posicionadas forças altamente armadas e equipamentos militares avançados nas regiões fronteiriças.

Fonte: G1 – Mundo

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários