fbpx
Connect with us

Futebol

Nike x Adidas: Os impactos da troca de patrocinador na Alemanha vão muito além do aspecto comercial

Publicado

em

Substituição de marca esportiva
Camisa da Alemanha na Copa do Mundo do Qatar Maddie Meyer - FIFA/FIFA via Getty Images

A federação alemã de futebol fechou novo acordo com a Nike como fornecedora de material esportivo, substituindo a Adidas e retirando as três listras dos uniformes.

A decisão da DFB, a federação alemã de futebol, de fechar contrato com a Nike como fornecedora de material esportivo não pode ser vista apenas como uma decisão comercial. A retirada das três listras dos uniformes da Alemanha e a chegada do Swoosh carregam um simbolismo enorme para o país.

Pelo novo acordo, a Nike será a nova parceira da DFB a partir de 2027 e até 2034. Oficialmente os valores não foram divulgados, mas a imprensa alemã fala em 100 milhões de euros. Esse montante é o dobro do que paga atualmente a Adidas, com a qual a federação mantém contrato desde 1954. A substituição de marca esportiva terá um impacto significativo no mercado esportivo mundial.

Seleção alemã: o desafio econômico

Economicamente, não há como negar que a situação da seleção alemã não é das mais fáceis, principalmente para uma entidade que enfrenta dificuldades financeiras. Entre 2018 e 2022, os resultados esportivos da equipe não foram satisfatórios, com eliminações precoces na Copa do Mundo e na Euro, resultando em prêmios no valor de apenas 27 milhões de euros. Comparativamente, entre 2010 e 2014, a seleção recebeu 61 milhões pelo terceiro lugar na Copa do Mundo, o que mostra uma grande discrepância nos rendimentos obtidos.

Além disso, a construção do novo complexo da DFB em Frankfurt, que envolve a estrutura para treinamentos e a sede da entidade, teve um custo elevado de 180 milhões de euros, valor bem acima do esperado, conforme divulgado pela Deustche Welle.

O acordo entre DFB, Adidas e Nike

A tentativa da Nike de quebrar o acordo de longa data entre a DFB e a Adidas aconteceu nos anos 2000, e recentemente a marca americana finalmente sucesso. O impacto dessa mudança causou grande repercussão na Alemanha.

Robert Habeck, ministro da Economia do governo de Olaf Scholz, expressou sua preocupação com o acordo, ressaltando a importância das três listras da Adidas para a identidade alemã. Ele destacou a ligação entre a Adidas, as cores da bandeira alemã e a cultura do país, manifestando um desejo por mais patriotismo local.

A importância da Adidas para a Alemanha

A Adidas é uma marca de extrema relevância para a Alemanha, equiparada às montadoras de automóveis do país. Ela se tornou uma referência cultural, relacionada à excelência alemã e esteve ao lado da seleção nos momentos mais importantes, inclusive nos quatro títulos mundiais conquistados pela equipe. Além disso, o fundador da Adidas, Adi Dassler, foi o responsável direto pela produção das chuteiras dos jogadores na Copa do Mundo de 1954.

A troca de empresas pela DFB

Em sua defesa, a DFB afirmou que a decisão de trocar de fornecedora foi resultado de um processo transparente e não discriminatório. A entidade garantiu que a oferta da Nike foi, financeiramente, a mais vantajosa e destacou também o conteúdo da visão da marca, o que lança uma luz sobre uma possível acomodação da Adidas.

O futuro da seleção alemã

Apesar da mudança de fornecedora, a Adidas lançou os novos uniformes da seleção para a próxima Euro, e as três listras ainda estarão presentes. No entanto, após a Copa de 2026, a presença do Swoosh da Nike nas camisas da Alemanha será uma realidade, o que certamente trará estranheza para os torcedores acostumados com a tradição da Adidas.

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários