fbpx
Connect with us

Futebol

São Paulo luta para evitar eliminação no Paulista e manter marca que rivais não têm

Publicado

em

Tricolor, time do Morumbis
Lucas Moura e Ferreira comemoram gol do São Paulo João Loureiro / Ag. Paulistão Gustavo Nery e Kaká comemoram gol do São Paulo contra o Santos em 2001 Acervo / Gazeta Press

São Paulo encara o Ituano no Novelli Júnior pelo Campeonato Paulista Grupo D, buscando a vitória para garantir sua classificação.

O domingo (10) começa com o São Paulo na liderança do Grupo D, porém a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista está ameaçada. O Tricolor precisa vencer o Ituano no Novelli Júnior, em Itu, às 16h (de Brasília), para garantir sua vaga na próxima fase.

Um tropeço colocará a vaga em risco, dependendo dos resultados de São Bernardo e Novorizontino, que enfrentam Mirassol e Portuguesa, respectivamente. Além do prejuízo esportivo de não estar no mata-mata, uma eliminação precoce no estadual mancharia uma sequência que, dos grandes paulistas, só o São Paulo tem. O time do Morumbi precisa ficar atento e focado para garantir sua permanência na competição.

Marca histórica do São Paulo

No século, a única eliminação tricolor antes do mata-mata do Paulistão aconteceu justamente no primeiro ano. Em 2001, a equipe do Morumbis acabou em 8º lugar e longe da semifinal, que teve Ponte Preta, Santos, Corinthians e Botafogo-SP.

Aquele time era estrelado em campo por Rogério Ceni e França, além de ter o jovem Kaká ainda em seu começo de carreira. O técnico era Oswaldo Alvarez, o Vadão, de carreira por vários clubes do país e passagem pela seleção brasileira feminina.

De lá para cá, o São Paulo jamais ficou fora da fase final de um Paulista. Essa sequência não leva em conta o torneio de 2002, que, pela realização do Torneio Rio-São Paulo, não contou com os gigantes do estado. Também houve dois anos (2005 e 2006) em que a fórmula adotada foi a de pontos corridos, portanto sem o mata-mata para decidir o campeão.

Ao contrário dos tricolores, Palmeiras, Santos e Corinthians, por exemplo, tiveram mais eliminações precoces. O Verdão caiu três vezes (2001, 2007 e 2010), enquanto o Peixe ficou fora em cinco oportunidades (2003, 2008, 2021, 2022 e 2023). O

campeão

do levantamento é o Timão, ausente em três fases finais, incluindo a de agora (2004, 2007, 2008, 2010, 2014 e 2024).

O São Paulo soma 19 pontos no Grupo D, igual ao Novorizontino e um ponto acima do São Bernardo. Vitória em Itu classifica a equipe de Thiago Carpini. Se empatar, vai precisar torcer para que os rivais também não vençam. Em caso de derrota, a chance de classificação ainda existe, mas só se Novorizontino e São Bernardo caiam também.

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários