fbpx
Connect with us

Mundo

Série de recordes mundiais de temperatura: Abril mais quente de todos os tempos!

Publicado

em

média, global, queda, de gelo, aquecimento, global;
© Arquivo/Agência Brasil - Todos os direitos: @ Agencia Brasil

Média mundial de temperatura atingiu o recorde de 11 meses consecutivos com altas temperaturas, superando registros anteriores por aproximadamente 0,5°C. Climático: alterações, El Niño incluído, ciclo de 12 meses, pré-industrial de 1850 a 1900. Fenômenos naturais: ciclo de doze meses, alterações climáticas, gases estufa, combustíveis fossileiros queimados, emissões aumentadas.

O planeta acaba de vivenciar o outubro mais quente já registrado, prolongando uma série de 11 meses em que todos eles bateram recorde de temperatura, conforme divulgado pelo serviço de monitoramento de alterações climáticas da União Europeia nesta quarta-feira (8).

Essa tendência de temperatura em alta está contribuindo para a elevação da média global dos termômetros, evidenciando a preocupante realidade do aquecimento global. É crucial adotar medidas urgentes para combater essa queda de gelo e minimizar os impactos do aquecimento global em nosso planeta.

Sequência de Meses com Temperaturas Recordes

Cada mês, desde junho de 2023, foi classificado como o mais quente já registrado, em comparação com o mês correspondente nos anos anteriores, de acordo com o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) em seu boletim mensal. Esta sequência de onze meses de temperatura média global elevada está chamando a atenção dos cientistas para a queda de gelo e o aquecimento global.

Impacto do Aquecimento Global na Temperatura Média

Incluindo abril, a temperatura média do mundo atingiu o seu pico, sendo a mais alta já registrada em um período de 12 meses, com um aumento de 1,61 grau Celsius acima da média do período pré-industrial de 1850 a 1900. Este ciclo de doze meses de temperaturas recordes está levantando preocupações sobre a alteração no sistema climático.

Investigação Científica sobre as Mudanças Climáticas

Alguns dos extremos observados, como os meses de temperaturas da superfície do mar que quebraram recordes, estão levando os cientistas a investigar se a atividade humana já provocou um ponto de inflexão no sistema climático. O cientista sênior do C3S, Julien Nicolas, compartilhou: ‘Acho que muitos cientistas têm se perguntado se poderia haver uma mudança no sistema climático’.

Causas das Mudanças Climáticas e Fenômeno Natural El Niño

As emissões de gases de efeito estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis são apontadas como a principal causa das mudanças climáticas. Nos últimos meses, o fenômeno natural El Niño, que aquece as águas superficiais no leste do Oceano Pacífico, também contribuiu para o aumento das temperaturas globais.

Impactos da Mudança Climática e Fenômeno Natural El Niño

Os cientistas confirmaram que a mudança climática já causou extremos climáticos específicos em abril, como a onda de calor no Sahel, que pode ter resultado em milhares de mortes. O conjunto de dados do C3S, que remonta a 1940, foi fundamental para confirmar que o mês passado foi o abril mais quente desde o período pré-industrial.

Fonte: @ Agencia Brasil

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários