fbpx
Connect with us

Esportes

A jornada do Athletico em busca do novo treinador: Os bastidores da contratação de Juan Carlos Osório como o líder da equipe

Publicado

em

técnico, comandante, preparador
Athletico tem novo técnico Entenda o mercado de Athletico e Coritiba até aqui - Todos os direitos: G1

Athletico contratou técnico para temporada 2024 após demora incomodou. Petraglia confirmou contrato válido.

Juan Carlos Osório foi escolhido como o novo treinador do Athletico, e após quatro dias a contratação foi confirmada pelo clube. O ge já havia adiantado o acerto, e a confirmação oficial veio na noite de quarta-feira. O técnico colombiano se apresentará na sexta-feira para iniciar os trabalhos.

O desfecho da escolha de Juan Carlos Osório ocorreu após mais de duas semanas de espera por uma resposta de Domènec Torrent, que era a principal opção para o cargo de treinador.

O Athletico iniciou a busca por um novo treinador em novembro, quando decidiu não manter Wesley Carvalho no cargo. O objetivo era investir em um nome, até por ser o ano do centenário do clube.

Procura por Treinadores para o Athletico

A diretoria foi ao mercado em busca de um treinador para o Athletico e começou a entrevistar profissionais da área. Alguns deles passaram pelo então CEO de relações internacionais do Athletico, Alexandre Mattos, junto com Márcio Lara.

Entre os treinadores entrevistados está o próprio Domènec Torrent, indicado por Fernandinho, com quem trabalhou no Manchester City – Dome era auxiliar de Pep Guardiola na época. Além dele, outros comandantes foram ouvidos: Juan Manuel Lillo (atual auxiliar de Guardiola), Fernando Gago e Gabriel Milito. Já Jorge Almirón (vice da Libertadores com o Boca) e Gustavo Matosas foram oferecidos.

Athletico procurou Cuca neste processo, mas não chegou a abrir uma negociação. Ouviu do técnico que ele não se sentia seguro para assumir o time diante do projeto apresentado.

Proposta para Domènec Torrent

No dia 18 de dezembro, o Athletico oficializou uma proposta para Domènec Torrent. O contrato seria válido até o fim de 2024. O Furacão esperava uma resposta inicial até o dia 23 de dezembro, mas isso não ocorreu.

Entrevistas e Demoras na Negociação começaram a surgir. A saída do Flamengo com pouco tempo de trabalho deixou Domenèc ressabiado com o futebol brasileiro. Por isso, ele exigiu garantias para um projeto a longo prazo. Por exemplo, ele quis uma comissão técnica com cinco integrantes e uma multa rescisória, algo que o Athletico evitou nos últimos anos.

O treinador também recebeu uma proposta do DC United, time da MLS, dos Estados Unidos.

Incomodo com a Demora afetou o Athletico, mas o presidente Mário Celso Petraglia confirmou que Domènec era a escolha pessoal do time, insistindo e aguardando até o último minuto por uma resposta. A informação foi confirmada pelo próprio Petraglia, ao ge.

Novas Opções

Athletico buscava um novo treinador já na reapresentação do elenco, no dia 6 de janeiro, e começaram a avaliar o mercado novamente. Gabriel Milito foi sondado novamente, mas ele indicou estar em um período sabático. Diversos nomes continuaram sendo oferecidos, inclusive o de Guilherme Schelotto (ex-Boca Juniors e seleção do Paraguai).

Juan Carlos Osório entra em Pauta na terça-feira, em uma reunião entre o presidente Mário Celso Petraglia e os dirigentes Rodrigo Gama Monteiro e Márcio Lara.

Conversas com Juan Carlos Osório

Na terça-feira, o Athletico conversou com Osório, e a negociação caminhou rapidamente. O projeto foi apresentado, o treinador colombiano gostou e já na quarta-feira respondeu positivamente. Ele mostrou empolgação, e a equipe viu em Osório uma boa solução no mercado, um treinador experiente para o ano do centenário.

Vale pontuar que Osório não tinha sido entrevistado e não estava em uma primeira lista. Ele foi o segundo a receber uma proposta – antes, só Domènec.

Aos 62 anos, Juan Carlos Osório vai para o segundo trabalho no futebol brasileiro. Ele comandou o São Paulo em 2015, mas deixou o clube após uma proposta para assumir a seleção do México, disputando a Copa de 2018. Nos últimos anos, o treinador trabalhou na seleção do Paraguai, no Atlético Nacional, no América de Cali e, mais recentemente, no Zamelek, do Egito – foi demitido em novembro.

A estreia do Athletico na temporada será no dia 17 de janeiro, quando encara o Andraus, às 19h, na Vila Capanema, pela primeira rodada do Campeonato Paranaense. O Furacão tem pela frente também, a partir de abril, a fase de grupos da Sul-Americana, a terceira fase da Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr

Fonte: G1 – Esportes

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários