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Debates ICMS no Financiamento Educacional: Ciclo de Debates sobre o ICMS no Financiamento Educacional, promovido pelo MEC
Primeiro Debate da Séries sobre financing education: SEB, Consed, Fundeb, Condicionalidade IV, ICMS, VAAR, gestores de redes municipais/estaduais, gestão de qualidade, responsáveis. Gathering experts on education financing basics: SEB, Consed, Fundeb, Cond. IV, ICMS, VAAR, municipal/state network managers, quality management.
O Ministério da Saúde (MS), em colaboração com a Secretaria de Saúde Pública (SSP) e em parceria com a Associação Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizou a inauguração do Fórum de Discussões sobre o ICMS Sanitário nesta quinta-feira, 10 de junho.
Durante o evento, foram discutidos diversos aspectos relacionados ao ICMS, visando aprimorar a gestão dos recursos e promover a transparência nos processos. Neste sentido, destacou-se a importância da participação ativa da sociedade civil para garantir que nenhum recurso seja desperdiçado.
Discussão sobre o ICMS Educacional e sua Importância na Educação
Neste primeiro encontro, estiveram presentes, além dos representantes do Ministério da Educação (MEC), especialistas da área de financiamento da educação básica e gestores que acompanham o tema no âmbito do MEC, do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Universidade de São Paulo (USP), da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) e da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados.
O ICMS Educacional é a Condicionalidade IV do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e é uma das exigências para que as redes estaduais e municipais possam se habilitar para receber recursos da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
Para isso, as redes devem atribuir indicadores de melhoria de resultado na aprendizagem e de aumento da equidade como critério para a distribuição de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A Secretaria de Educação Básica (SEB), representada por Kátia Schweickardt, reforçou a importância dos estados e municípios para a construção da educação básica e a necessidade de compreender esse novo contexto de financiamento educacional.
‘A educação básica é desempenhada sob a responsabilidade das redes municipais e estaduais, com o MEC assumindo o papel de articulador das políticas. Então, com esse ciclo de debates queremos apoiar as redes a entenderem melhor o ICMS Educacional e a enxergarem esse novo contexto de financiamento da educação’, declarou. Segundo ela, será possível fazer uma gestão mais inteligente.
Entender melhor essa política é fundamental para que os gestores estejam cada vez mais comprometidos com uma gestão de qualidade e responsável, olhando para os recursos disponíveis e garantindo mais equidade e melhores resultados.
O evento contou com a participação de renomados especialistas, como a professora Úrsula Peres da USP; o professor Ricardo Martins, consultor legislativo da Câmara dos Deputados e consultor do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); o professor Nelson Cardoso, presidente da Fineduca; o professor Armando Amorim Simões, diretor de Programas da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) do MEC; e o pesquisador Adriano Senkevics, coordenador de Estudos Educacionais da Diretoria de Estudos Educacionais do Inep.
Após esta etapa serão realizados encontros regionais ao longo dos meses de maio e junho, para apresentação das iniciativas de cada estado. O ciclo culminará em um Seminário Nacional, presencial, no segundo semestre de 2024, para apresentação de boas práticas. O objetivo é que, ao final dos encontros, fique evidenciado o potencial do ICMS Educacional para indução de melhorias na educação básica.
Para obter mais informações sobre a política, basta acessar o Guia do ICMS Educacional. O debate pode ser conferido na íntegra por meio do canal do MEC no Youtube. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB.
Fonte: © MEC GOV.br