fbpx
Connect with us

Futebol

O legado de Mourinho em Leiria: surpresa, invasão e adeus repentino que mudaram a vida do técnico

Publicado

em

técnico português
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, do União de Leiria, exibindo imagem de José Mourinho Leonardo Bertozzi Micael Pedrosa, o Micas, foi jogador de José Mourinho no União de Leiria Leonardo Bertozzi José Mourinho durante jogo entre Roma e Lazio, pela Copa da Itália EFE/EPA/ETTORE FERRARI

Lenda do futebol teve experiência importante na União de Leiria.

Após encerrar seu ciclo na Roma, José Mourinho voltou a aparecer publicamente nesse domingo (24) na MotoGP, durante a etapa de Portimão. No evento, o Mourinho foi questionado sobre seus planos futuros e se já tem algum clube em mente para assumir. No entanto, é interessante também relembrar as raízes do técnico português e sua ligação com o futebol local.

O renomado Mourinho aproveitou a oportunidade na MotoGP para discutir suas opções para o próximo desafio em sua carreira. O técnico português tem sido alvo de especulações sobre seu destino, mas também não podemos esquecer sua ligação com Portugal e as possíveis oportunidades que podem surgir em seu país natal.

As origens da lenda José Mourinho

A presença dele é vista com facilidade dentro e fora do estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Banners gigantes com a foto do treinador exaltam o orgulho da cidade e da União de Leiria em fazer parte de forma determinante da história de um dos treinadores mais vitoriosos de todos os tempos. Mourinho, atualmente com 61 anos, viveu no centro de Portugal uma experiência breve, mas fundamental para o salto rumo aos altos escalões do futebol mundial.

A escolha surpreendente de Mourinho para comandar a União de Leiria

Quando foi selecionado para liderar a União de Leiria, na temporada 2001/2002, Mourinho tinha curta experiência como técnico. Ele tinha dirigido o Benfica por 11 partidas na temporada anterior, antes de sair em dezembro por desacordos com a nova direção do clube. A escolha foi vista com surpresa entre os unionistas, como admite Micael Pedrosa, o Micas, um dos integrantes daquele elenco.

O ceticismo de Micas e a grande mudança com Mourinho

Vínhamos de um quinto lugar, melhor classificação da história do clube, com um técnico conceituado como Manuel José

, lembrou o ex-lateral-esquerdo em entrevista exclusiva à ESPN feita pela reportagem em viagem a Portugal, no fim de janeiro deste ano, para a cobertura das semifinais e final da Taça da Liga (o Braga, que eliminou o Sporting, acabou campeão após bater o Estoril, que derrubou o Benfica, nos pênaltis).

A atenção aos detalhes de Mourinho

O detalhismo de Mourinho chegava até aos jogadores que retornavam de empréstimo, como era o caso do lateral, formado no clube:

Como tive uma lesão grave, fui emprestado para poder jogar. No primeiro dia, durante os exames médicos, ele me procurou para falar sobre o que eu tinha feito na temporada. Ele já tinha ido se informar. Eu estava numa equipe de terceira divisão (Portomosense), e ele tinha se interessado em saber. Aquilo foi um alerta

, detalhou.

A estreia e a partida única de Micas sob Mourinho

Depois de entrar no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Belenenses, em novembro de 2001, Micas foi sorteado para o exame antidoping, onde uma surpresa o aguardava.

As impressões de Micas sobre Mourinho

Por que, então, muitas vezes a imagem passada por Mourinho durante as aparições públicas é tão diferente?

É sua forma de lidar com o mundo exterior. No ambiente interno, é de trato fácil, tem um senso de humor fantástico. É exigente, como é óbvio que seja. Quando precisava chamar a atenção de forma dura, também o fazia. Até hoje me perguntam sobre sua forma arrogante, mas o que posso dizer é que se trata de um homem preocupado com seus jogadores e com seu grupo de trabalho.

O último jogo sob o comando de Mourinho

Para Micas, um misto de sentimentos:

Estávamos confortáveis com os processos de jogo, confiantes, sentíamos que poderíamos fazer qualquer coisa. Estávamos a três ou quatro pontos do Sporting de Jardel e João Pinto, que seria campeão. Pensávamos que poderíamos melhorar ainda mais a classificação do ano anterior. Fiquei feliz por ver meu treinador ir para um grande clube, mas triste porque estávamos indo muito bem e aquilo ia terminar.

Conclusão da passagem de Mourinho pela União de Leiria

Micas, que passou o restante da carreira em equipes mais modestas, ainda tem dúvida sobre o que poderia ter sido, mas sobretudo com a honra de fazer parte da história de um profissional lendário.

Não sou portista, mas ali já comecei a torcer muito pelas vitórias de Mourinho. Aquele era um grupo especial, ainda troco mensagens com muitos colegas, nos encontramos no estádio para ver nosso time e falar um pouco do que foi aquele ano. Meu sentimento é de gratidão. Se olharmos para tudo que ele conquistou, é um marco na minha vida e na minha carreira. Brinco que há grandes jogadores do topo europeu que não tiveram o prazer de trabalhar com ele. Eu, que tive uma carreira que não foi muito além, tive. Isso conta muito e é por isso que eu sou Mourinho Futebol Clube.

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários