Tecnologia
Projeto de supersônico pode ter primeiro voo em avião de teste ainda este ano.
A fabricante Boom Supersonic planeja utilizar o modelo de demonstração XB-1 para o desenvolvimento da futura operação do Overture, prevista para ter o dobro da velocidade das aeronaves atuais, representando um avanço significativo na indústria da aviação. Essa inovação promete revolucionar o transporte aéreo e aumentar a eficiência das viagens de longa distância.
A aeronave Overture será fabricada a partir de 2025 em uma nova fábrica que a Boom Supersonic está construindo em um aeroporto localizado na Carolina do Norte. A empresa afirma que o espaço da fábrica permitirá a produção de até 33 unidades do avião supersônico por ano, mas há planos para a possibilidade de criação de uma segunda linha de produção, que dobraria esta capacidade.
A aeronave atinge uma velocidade máxima de 1,7 Mach (ou 1,7 vezes a velocidade do som), que corresponde a cerca de 1.800 km/h quando voando a uma altitude de cruzeiro de 60 mil pés (cerca de 18 km). Ela possui uma autonomia de voo de 7.867 km e tem capacidade para transportar até 80 passageiros. Suas dimensões são de 61 metros de comprimento por 32 metros de largura, e um total de 130 unidades foram encomendadas por American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.
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A empresa também declara que seu avião proporcionará uma ‘experiência de passageiro superior’. A imagem conceitual divulgada pela empresa sugere que haverá amplo espaço entre os assentos e uma tela grande para os passageiros assistirem filmes, por exemplo.
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E a grande velocidade não será problemática para os passageiros a bordo: a empresa Boom Supersonic assegura que, devido ao fato de o Overture voar acima da maioria das áreas de turbulência, **o voo será mais suave do que os das aeronaves convencionais**.
Além disso, a companhia declara que o avião não será tão ruidoso para as áreas residenciais. Em geral, esse tipo de aeronave causa uma explosão sônica quando ultrapassa a velocidade do som devido à pós-combustão, a qual o Overture não utilizará.
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O avião Overture está projetado para atingir o dobro da velocidade das aeronaves atuais, atingindo uma velocidade de 1.800 km/h sobre o mar. Além disso, a aeronave terá um desempenho 20% superior durante voos sobre o continente, de acordo com o fabricante.
A expectativa é que a duração de um voo de Miami a Londres, que hoje é de aproximadamente 10 horas, seja reduzida para cerca de 5 horas com o novo modelo.
O Overture poderá ser o próximo avião supersônico após a aposentadoria do Concorde, que voou por 27 anos até sair de operação em 2003. Entretanto, não se espera que a nova aeronave transporte passageiros antes de 2029.
‘Com os avanços na tecnologia e nos materiais, agora é possível construir aviões supersônicos mais rápidos e eficientes, ao mesmo tempo em que levamos em consideração a sustentabilidade do planeta. Além disso, a demanda por viagens a negócios e lazer continua crescendo, e os viajantes estão dispostos a pagar por viagens mais rápidas’, afirma o fabricante.
Importância do voo de teste do XB-1
Se o teste com o XB-1 for bem-sucedido, a empresa Boom Supersonic poderá progredir na produção do Overture, que está programado para iniciar em 2025. Por outro lado, a expectativa para o primeiro voo sem passageiros foi adiada de 2026 para 2027.
Além de ser operado por companhias aéreas em mais de 600 rotas já planejadas pela fabricante, o Overture também será utilizado para agilizar voos de políticos, militares e profissionais da área médica.
O primeiro voo com velocidade supersônica da história ocorreu em 1947.
O desenvolvimento do XB-1 possibilitou à empresa Boom Supersonic coletar informações que serão fundamentais para a produção do Overture, a aeronave que tem quase três vezes o comprimento do modelo de testes.
“O XB-1 também influenciou nossa abordagem em relação à segurança e contribuiu para a construção de uma cultura de segurança forte e rigorosa na Boom”, declarou a empresa.
O plano do avião supersônico Overture prevê o primeiro voo daqui a quatro anos, mas a companhia aérea Boom Supersonic tem outras metas até lá: a empresa pretende fazer ainda este ano um teste com um modelo menor, mas com a mesma capacidade de ultrapassar a velocidade do som.
A análise será realizada com o XB-1, protótipo de testes com espaço apenas para o piloto. Este avião recebeu a certificação da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos e já passou por testes no sistema de combustível e no motor.
A empresa Boom Supersonic tem como objetivo realizar o voo inaugural do avião supersônico Overture em 2027.
Antes disso, eles têm várias etapas a cumprir, incluindo o voo do avião de testes XB-1, que está programado para acontecer em 2023.
O XB-1 é um modelo de demonstração menor que o Overture, projetado para um único piloto, mas capaz de atingir velocidades supersônicas.
Este teste é crucial para avançar no desenvolvimento do Overture, que promete ter o dobro da velocidade das aeronaves atuais. **Este avanço pode revolucionar o mercado da aviação comercial.**
Fonte: G1 – Tecnologia