fbpx
Connect with us

Mundo

Show da Madonna: Dançando no Fogo – Como se Proteger do Estresse Térmico

Publicado

em

estresse por calor.
Madonna se apresenta no Rio de Janeiro em meio a uma onda de calor Foto: Reprodução/@Madonna via YouTube - Todos os direitos: @ Estadão

Sábado, Copacabana (RJ): cantora ap presente. Quarto onda de calor: temp extremas (impacto cardiovascular). Termos: calor pico, sensação térmica, aglomeração, exposição prolongada, hidratação pouca.

Se Madonna garantiu um calor intenso, podemos afirmar que ela cumpriu a promessa. Neste sábado, 4, a artista se apresenta na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para encerrar a The Celebration Tour diante de uma multidão de aproximadamente 1,5 milhão de espectadores e em meio à quarta época de estresse térmico do ano.

O clima escaldante não será apenas um desafio para Madonna no palco, mas também para o público que enfrentará o estresse por calor enquanto aproveita o show. Mesmo assim, a energia e a música contagiantes da cantora prometem manter todos animados e curtindo o espetáculo até o último minuto.

Madonna enfrenta desafio com o estresse por calor no Rio de Janeiro

Para a aguardada apresentação de Madonna no Rio de Janeiro, a previsão meteorológica indica temperaturas de até 36ºC. Segundo especialistas do Climatempo, em meio a uma onda de calor, o pico de temperatura está programado para ocorrer entre 15h e 16h, antes do início do espetáculo marcado para as 21h45.

Com a proximidade do mar, a sensação térmica tende a ser ainda mais alta, alertando para os cuidados necessários diante do estresse térmico. Durante o show, a temperatura deve atingir os 30ºC, porém, devido à aglomeração, a sensação térmica pode ser significativamente maior.

O cardiologista Marcelo Franken explica que nosso corpo mantém normalmente uma temperatura interna entre 36ºC e 37ºC. Porém, o estresse térmico, causado por exposição prolongada a altas temperaturas, desencadeia adaptações fisiológicas, como a eliminação do calor através do suor e a vasodilatação dos vasos sanguíneos para dissipar o calor.

Os riscos do estresse térmico incluem desidratação, insolação e sobrecarga do coração. A desidratação pode levar à redução do volume sanguíneo e aumento da pressão arterial, além de favorecer a formação de coágulos. O coração pode ser sobrecarregado, aumentando o risco de ataques cardíacos e arritmias.

Grupos de risco, como bebês, idosos e pessoas com doenças pré-existentes, como hipertensão e insuficiência cardíaca, são mais vulneráveis aos efeitos das altas temperaturas. Mesmo sem exposição direta ao sol durante o evento noturno, a necessidade de precaução contra o estresse por calor é crucial para todos os presentes.

Fonte: @ Estadão

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários