fbpx
Connect with us

Futebol

Defesa de Gabigol solicita efeito suspensivo para atacante voltar a jogar antes de punição.

Publicado

em

atacante
Gabigol comemora após marcar para o Flamengo sobre o Volta Redonda Thiago Ribeiro/Agif/Gazeta Press

Gabigol foi punido com dois anos de suspensão e só poderá voltar a jogar em abril de 2025, devido a uma denúncia por tentativa de fraude no exame antidoping.

A defesa do renomado atacante Gabigol, conhecido por suas habilidades no time do Flamengo, tomou uma atitude nesta terça-feira (2) ao entrar com pedido de efeito suspensivo da punição de dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping.

A requisição dos advogados do jogador foi feita diretamente na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Ainda não há data para a avaliação do caso, mas, segundo apurou a ESPN, a expectativa é por um retorno ainda em abril. O atacante tem sido alvo de muita atenção da mídia esportiva nos últimos dias.

Gabigol recebe suspensão até abril de 2025

Gabigol está impedido de atuar e treinar no Flamengo, além de não poder sequer frequentar as instalações do clube. O gancho vai até 7 de abril de 2025, de acordo com lista publicada pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem).

Como revelado pela ESPN, a defesa de Gabigol vai se pautar em possíveis contradições nos depoimentos de agentes no julgamento do TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem), com apoio de imagens internas do CT do Flamengo no dia do exame, feito em 8 de abril de 2023.

Patrocinado

A ABCD afirma que o atacante deixou de cumprir procedimentos cruciais para o exame ser válido, o que fez com que os agentes não pudessem garantir a integridade da amostra, ou seja, que a urina era de fato dele. Isso foi o que causou a punição.

A versão da ABCD é que, quando os agentes chegaram para os testes, todos os atletas que também seriam testados se colocaram à disposição para a coleta, como determina o procedimento. Gabigol foi o único que disse que primeiro faria seu treino, o que ainda não configura uma irregularidade.

Aqui, há uma possível contradição que a defesa de Gabigol pretende explorar. Em depoimento, um dos agentes teria afirmado que os profissionais chegaram antes do atleta, o que seria desmentido pelo circuito interno do Ninho do Urubu – na versão do Flamengo, o atacante chega às 8h, e os oficiais perto de 9h.

Pelos procedimentos técnicos internacionais, não chega a ser um problema Gabigol treinar antes do teste. A única questão é que, pelo tipo de análise que seria realizado, seria necessário esperar um intervalo de duas horas para a coleta de sangue. E é nesse período que acontecem os descumprimentos do atacante.

Patrocinado

Uma fonte ouvida pela ESPN afirma que foram vários os procedimentos não observados por Gabigol, o que fez com que os agentes não tivessem como afirmar que a urina estivesse nas condições exigidas. Isso invalida o teste – por isso, o resultado negativo do teste pouco importou no julgamento – e motiva a denúncia por tentativa de fraude e posterior suspensão.

A defesa também quer demonstrar uma possível contradição na versão apresentada pelos agentes ouvidos. Segundo fontes presentes ao julgamento, um oficial da ABCD teria informado que viu a urina saindo da uretra de Gabigol no momento da coleta.

A defesa de Gabigol entende que esse efeito suspensivo é o único movimento capaz de fazer o atacante voltar a jogar ainda sob o contrato atual com o Flamengo, que se encerra em dezembro. Isso porque o julgamento do recurso em si não deve acontecer antes do fim da temporada 2024.

Próximos jogos do Flamengo

  • Nova Iguaçu (C): 7/4, 17h (de Brasília) – Campeonato Carioca

  • Palestino (C): 10/4, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores

  • Atlético-GO (F): a confirmar – Brasileirão

Fonte: ESPN – Futebol

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários