fbpx
Connect with us

Mundo

Especialistas preveem semana quente com a onda de calor chegando aos 40°C

Publicado

em

fenômeno de calor
Máxima em São Paulo deve chegar aos 37°C — Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO 2023 deve ser o ano mais quente em 125 mil anos, diz observatório europeu Alerta de onda de calor termina amanhã em boa parte do país Veja como a temperatura superou o esperado em 2023 — Foto: Luisa Rivas/Arte g1 - Todos os direitos: G1

Onda de calor atinge 15 estados e Distrito Federal, termina às 19h deste domingo. Com a chegada do verão, temperaturas seguem altas.

A onda de calor que se espalhou por 15 estados brasileiros e o Distrito Federal está prevista para terminar neste domingo (17). No entanto, os dias quentes vão continuar ao longo da semana, com temperaturas máximas podendo atingir os 40°C, até a chegada do verão.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno de calor afeta estados como Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Onda de calor: um fenômeno climático cada vez mais frequente

🔥 O termo ‘onda de calor’ descreve o fenômeno de calor intenso persistente, quando as temperaturas seguem altas por um período entre três e cinco dias, permanecendo cinco graus celsius acima da média.

Pico de calor neste domingo

Este domingo marca o ápice da onda de calor. Isso se deve ao aumento gradual das máximas desde a quinta-feira (14), quando o fenômeno de calor começou, sem alívio para baixar as temperaturas.

Patrocinado

As maiores máximas devem ser registradas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A previsão indica 42°C em Cuiabá (MT) e 40°C em Campo Grande (MS).

Na região Sudeste, o Rio de Janeiro pode atingir 37°C neste domingo. Já em São Paulo, a previsão é de 34°C.

A onda acaba, mas o calor continua

De acordo com o Inmet, a onda de calor termina às 19h deste domingo (17), mas as máximas permanecem altas em grande parte do país ao longo da semana.

🔥Isso ocorre porque depois de dias tão quentes com o fenômeno e ausência de chuva ou outros eventos para reduzir as máximas, elas seguem elevadas.

Patrocinado

A previsão é que os termômetros possam alcançar até os 40°C em muitas partes do país, incluindo Centro-Oeste, Norte, interior do Nordeste, Minas Gerais e São Paulo. (Veja na previsão abaixo)

Chegada do verão

Outro fator que contribui para as temperaturas seguirem altas é a chegada do verão, marcada para sexta-feira (22). De acordo com meteorologistas, a estação deve ser a mais quente da história.

🔥O ano de 2023 foi marcado por extremos, com os últimos seis meses (de julho a novembro) registrando temperaturas recordes. O verão chega em meio a essas condições e reforça a previsão dos especialistas, que apontam o ano como o mais quente da história.

Patrocinado

Para o verão, as expectativas são:

  • Temperaturas acima da média na parte oeste do Brasil, com destaque para os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, região central do Pará e leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também devem ter termômetros acima da média;
  • Chuvas abaixo da média na região amazônica, especialmente nos estados do Amazonas e Pará;
  • Chuvas acima da média em boa parte dos estados do Sul, Sudeste e sul da região Centro-Oeste, além dos estados da parte norte do Nordeste.

🔥A junção do El Niño, com as águas dos oceanos mais quentes, que este ano veio de forma intensa e atinge seu pico no verão, é a causa de um verão tão extremo. Além disso, as mudanças climáticas, que elevam a temperatura da Terra através do excesso de gases do efeito estufa, também contribuem para a intensidade do calor.

Fonte: G1 – SP

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários