fbpx
Connect with us

Futebol

Flamengo traça projeto ambicioso para 50 anos de dominância no futebol: estádio à la Bayern e sem problemas do Palmeiras

Publicado

em

Rubro-Negro, clube carioca, time
Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, quer a construção de um estádio nos modelos do Bayern e alertou para 'problemas' do Palmeiras Getty Images | Divulgação El Allianz Parque se prepara para una nueva semifinal de CONMEBOL Libertadores. Alexandre Schneider/Getty Images

Presidente do clube carioca precisou explicar a proposta para implementação do estádio em reunião com o grupo político União Rubro-Negra na última segunda-feira.

O Flamengo, um dos clubes mais populares do Brasil, encerrará o ano sem títulos, mas com suas finanças em excelente situação. Com isso, a equipe tem como objetivo principal a construção de um estádio próprio, visando maior autonomia e renda <a para o clube.

Em uma reunião com membros do grupo político União Rubro-Negra, o presidente Rodolfo Landim revelou planos para implementar um modelo similar ao adotado pelo **Bayern de Munique**, visando o avanço do projeto da casa do **Rubro-Negro** carioca. Essa estratégia promete trazer grandes benefícios para o **time**, consolidando ainda mais sua posição no futebol nacional e internacional.

Implementação da SAF para a construção do estádio

O que o Bayern fez para poder ter o estádio dele? Ele fez uma SAF. No primeiro momento, ele tinha 100% da SAF e vendeu três pedaços de 8,3% dela. Continuou com 75,1% e, tendo esse percentual, continuou tendo o controle do que estava embaixo. Montou uma estrutura de governança mais leve

, começou por dizer.

Decisões estratégicas e governança do Bayern

Ele tem nove conselheiros, três são indicados por cada um desses sócios minoritários, e o Bayern tem seis membros. Então ele aponta o diretor e aponta todos os C-Level (espécie de CEO), que são os caras que mandam no clube. Ele que manda e continua tendo o controle. E com uma estrutura de governança mais leve, com conselheiros independentes, dando conforto para quem está botando dinheiro de que o dinheiro dele vai ser bem tratado

, completou.

Patrocinado

Landim reafirmou que o projeto de um estádio próprio passa, necessariamente, pela implementação da SAF para conseguir os recuros necessários, sem que o Flamengo entre em descrédito ou que uma gestão futura possa arruinar o equilíbrio financeiro do conseguido pelo clube ao longo dos últimos anos.

Estrutura financeira e planejamento de longo prazo

Se a gente botar uma dívida de R$ 1 bilhão no nosso balanço, óbvio que alguém vai olhar que há um risco muito maior de não pagar. Custo de capital vai crescer. Não existe nenhum jogador que o Flamengo não tenha comprado em suaves prestações, como Casas Bahia. O cara olha para o nosso balanço e fala:

Pelo amor de Deus, o Flamengo vai pagar

. Mas se você endivida o clube para fazer estádio, aí não

, disse o presidente, antes de detalhar que a ideia do projeto é tornar o Rubro-Negro soberano por mais 50 anos.

Porque meu projeto, juro pelo amor que tenho pelos meus filhos, é ter um Flamengo dominante no futebol por 50 anos. Estou trabalhando para estruturar o Flamengo para dominar por 50, não é para dominar por seis anos. É deixar esse legado. É você poder montar uma estrutura aonde o Flamengo continue mandando como o Bayern de Munique continua mandando no futebol, levantando dinheiro no mercado e sem se endividar.

Discussão sobre a construção do estádio do Flamengo

Se por um lado Landim defende a SAF para a construção do estádio do Flamengo, parte dos associados do clube propõem um modelo de sociedade com empresas do ramo imobiliário.

Patrocinado

Desafios e preocupações com possíveis modelos de sociedade

No entanto, para explicar o motivo de não concordar com tal ideia, o presidente do clube carioca citou os ruídos recentes entre Palmeiras e WTorre, empresa que administra o Allianz Parque.

Eu digo, cara, o que aprendi na minha vida coorporativa é o seguinte: a pior coisa que existe é desalinhamento de interesses entre os sócios. Se eu tiver um sócio nesse estádio, ele vai ser um investidor imobiliário. Ele vai querer maximizar a receita dele e do investimento que ele fez.

Resumindo: ele vai querer tomar o máximo de dinheiro possível da receita que o Flamengo venha a ter de bilheteria na divisão com ele. Isso vai ser o mínimo de dinheiro possível. Isso vai reduzir a capacidade de dinheiro do Flamengo, que é investir em jogadores para poder continuar ganhando a p* toda. É o que eu acho que o Flamengo precisa ter.

Lá no Bayern de Munique, o Allianz resolveu se associar para poder botar o naming rights do estádio. Botou 8,3% do dinheiro que precisavam para construir o estádio deles. É muito melhor do que você buscar um sócio para um negócio imobiliário, que no primeiro dia depois que montou o estádio vai brigar com você. Como a Leila briga com a WTorre lá

, finalizou.

Próximos jogos do Flamengo:

  • São Paulo (F): 06/12, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão

Fonte: ESPN – Futebol

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários