fbpx
Connect with us

Mundo

Governo ordena retorno urgente do embaixador ao posto em meio à crise de segurança no Equador, informam fontes do Itamaraty.

Publicado

em

instabilidade, problema de segurança, situação de perigo
Equador mobiliza agentes das Forças Armadas e Polícia Nacional para combater criminosos - Todos os direitos: G1

Embaixador brasileiro no Equador, Pompeu Andreucci, interrompe férias a pedido de Mauro Vieira devido à crise de segurança no país.

Com a atual crise de segurança no Equador, a decisão do governo brasileiro foi acionada. Nesta quinta-feira (11), o embaixador do Brasil no Equador, Pompeu Andreucci, foi instruído a suspender suas férias e ‘retornar imediatamente ao posto’, conforme fontes do Itamaraty.

De acordo com as informações obtidas, o embaixador Andreucci estava em viagem de férias, mas atendendo ao pedido do chanceler Mauro Vieira, ele deverá estar de volta ao Equador já nesta sexta-feira (12). A instabilidade no país preocupa as autoridades internacionais.

A onda de violência que tem assustado o país já entrou no quarto dia nesta quinta-feira e já resultou em 16 mortes.

Presidente do Equador decreta ‘conflito armado interno’ em meio à crise de segurança

Na última terça-feira (9), após um grupo de criminosos armados invadir um estúdio de TV, o presidente do Equador, Daniel Noboa, decretou ‘conflito armado interno’ no país, em uma tentativa desesperada de controlar a situação de perigo.

A crise de segurança que assola o país teve início com motins em prisões, seguidos por fuga de criminosos, ataques a delegacias e sequestro de policiais. A instabilidade se agravou rapidamente.

De acordo com um balanço divulgado nesta quinta-feira pelo governo, 39 funcionários de presídios foram sequestrados ao longo da quarta-feira (10). No total, 178 agentes estavam em poder dos bandidos até a tarde de quinta-feira, segundo o relatório divulgado pelas autoridades.

A situação de perigo foi descrita pelo órgão que administra os presídios como caótica, com os bandidos impedindo a entrada de forças especiais com intensos disparos e bombas. A população vive em meio à onda de violência provocada por essa crise de segurança sem precedentes.

Diante desse cenário alarmante, o chanceler Mauro Vieira expressou sua preocupação e declarou que estão sendo tomadas medidas urgentes para conter a crise e restabelecer a ordem. A crise de segurança preocupa não só o governo, mas toda a população equatoriana.

Este é um momento crítico para o país, que enfrenta um desafio sem igual. A situação exigirá ações decisivas por parte das autoridades, em um esforço conjunto para superar esse problema de segurança. A comunidade internacional acompanha de perto a evolução desse conflito, esperando que a paz e a segurança sejam restabelecidas o mais rápido possível.

– Esta reportagem está em constante atualização

Fonte: G1 – Mundo

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários