fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Grandes chuvas: Grande São Paulo supera os temporais e ventos fortes.

Publicado

em

tempestades, aguaceiros, torós
Mapa do Inmet mostra alertas de 'perigo potencial' (amarelo) e 'perigo' (laranja) emitidos para os próximos dias — Foto: Divulgação/Inmet Quatro pessoas morrem por causa das chuvas em São Paulo Socorro ficou alagada pelas chuvas do sábado — Foto: Jeferson Salgueiro/Help Fly Drones Moradores de Socorro fazem trabalho de limpeza um dia após temporal — Foto: Ricardo Custódio/EPTV Estado de SP manda 1.600 itens de ajuda humanitária pra Sorocaba e Socorro — Foto: Defesa Civil SP Nuvens carregadas na Zona Norte de São Paulo neste sábado (20) — Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo - Todos os direitos: G1

Alerta de tempestades em dez estados brasileiros nos próximos dias; em SP, litoral e fronteira com RJ, MG e MS têm ‘perigo potencial’ de chuvas.

Após as recentes chuvas intensas que atingiram a parte central do estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) retirou o alerta para chuvas e ventos fortes em toda a Região Metropolitana e em grande parte do território paulista. As chuvas provocaram inundações e danos, mas a situação parece melhorar nos próximos dias.

De acordo com o boletim do Inmet divulgado neste sábado (21), a previsão para a capital e cidades ao redor é de ‘muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas’ e temperaturas entre 15°C e 24°C entre segunda (22) e quinta-feira (25). No entanto, a possibilidade de ocorrerem aguaceiros e torós ainda é alta, o que requer atenção por parte da população. É importante estar preparado para possíveis intempéries causadas pelas chuvas.

Chuvas extremas aumentam o alerta em diversos estados

As áreas do estado que seguem sob alerta de ‘perigo potencial‘ são o Litoral e as que fazem divisa com o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, incluindo as cidades de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Votuporanga, Guaratinguetá e todos os municípios litorâneos.

Ao todo, 20 estados brasileiros estão total ou parcialmente com alerta amarelo ou laranja: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Chuvas extremas causam destruição e mortes

Desde sexta-feira (19), as chuvas provocaram diversos estragos. Num período de 24 horas, foram registradas quatro mortes, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Em Praia Grande, uma mulher morreu e sete pessoas ficaram feridas após um raio atingir a orla na tarde de sábado (20).

Em Sorocaba, um forte temporal começou por volta da 1h30 de sábado e alagou diversas partes da cidade. Um casal de idosos foi surpreendido por uma enxurrada quando estava dentro de um carro. O homem conseguiu ser resgatado, mas a mulher dele, Maria Rosa Martins, de 73 anos, ficou presa no veículo.

No noite de sexta (19), em Limeira, outras duas mulheres, mãe e filha, morreram afogadas em uma enxurrada. Segundo testemunhas, Josicleide dos Santos, de 36 anos, tentou impedir que seu carro fosse levado pela enxurrada e acabou presa embaixo dele. Sua mãe, Joana de Melo, de 69 anos, tentou resgatar a filha, mas também não resistiu.

De acordo com boletim da Defesa Civil da manhã de domingo (21), em todo o Estado de São Paulo foram registradas quedas de 182 árvores e 27 postes de energia. Além disso, oito imóveis foram destelhados e cerca de 500 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas.

Os municípios com mais chuva, segundo o boletim, são Peruíbe (131 milímetros), Sorocaba (117 milímetros), Itanhaém (101 milímetros), Apiaí (93 milímetros), Itariri (84 milímetros), Mairinque (81 milímetros) e Ibiúna (78 milímetros).

Em Sorocaba, o prefeito anunciou no sábado que decretaria estado de calamidade após o temporal. Em Socorro, estância turística no Circuito das Águas Paulistas, uma chuva de 100 milímetros em duas horas fez o Rio do Peixe transbordar. As ruas da região central foram tomadas pela água e ao menos 100 famílias foram atingidas. Na cidade, foi decretado estado de emergência.

O governo estadual anunciou o envio de ajuda humanitária aos dois municípios.

Impacto na Grande SP: centenas de ocorrências após as chuvas intensas

O Corpo de Bombeiros de São Paulo afirmou que, entre as 19h de sexta e as 18h deste domingo, recebeu pelo menos 83 ligações sobre queda de árvores em toda a Região Metropolitana da São Paulo, incluindo, na capital, os bairros de Campo Belo, Lapa, Mandaqui, Parelheiros, Pedreira, Perdizes, Santa Cecília e Santana, além das cidades de Barueri, Franco da Rocha, Francisco Morato, Guarulhos e Santa Isabel.

Entre as 19h e a meia-noite de sexta para sábado, foram 21 chamados para alagamentos e enchentes e um chamado de desmoronamento de um muro. No domingo, o Corpo de Bombeiros afirma que recebeu dois chamados para desabamentos ou desmoronamentos, em Osasco e Francisco Morato.

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários