fbpx
Connect with us

Futebol

José Mourinho: a trajetória do treinador de padeiro a destaque internacional.

Publicado

em

José Mourinho, The Special One
Louis van Gaal (dir) e José Mourinho durante treino do Barcelona, em 1998 Getty Images

Roma de Mourinho encara Napoli pelo Campeonato Italiano com transmissão pela ESPN no Star+; Special One já passou por Porto, Benfica e LALIGA.

O técnico José Mourinho, atualmente no comando da Roma, enfrentará o Napoli neste sábado (23) pelo Campeonato Italiano, às 16h45 (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+. Mourinho teve sua carreira transformada por Louis van Gaal.

O polêmico holandês foi fundamental para que o The Special One se tornasse treinador, de acordo com o ex-meia Giovanni, que trabalhou com a dupla nos tempos de Barcelona. José Mourinho, também conhecido como The Special One, é um dos técnicos mais renomados do futebol mundial.

Mourinho no Porto e a chegada ao Camp Nou

Antes de chegar ao Camp Nou, José Mourinho trabalhou como tradutor e auxiliar técnico no Porto com Bobby Robson. Foi Robson quem o levou para o Barça no meio de 1996, onde a dupla trabalhou com craques como Stoichkov, Figo e Ronaldo Fenômeno.

O Mourinho sentava com a gente depois da hora do almoço. No jantar, ele estava sempre batendo papo. Até porque o Bobby Robson também queria informações minhas e do Ronaldo. E a gente sempre estava batendo papo com ele, tomando um café. E ele foi muito importante porque sempre nos motivava e nos dava moral

, contou o ex-camisa 10, ao ESPN.com.br.

Patrocinado

Brincadeiras e adaptação no Barcelona

Uma das brincadeiras preferidas dos brasileiros à época era colocar apelido nos colegas portugueses.

A gente chamava o Vítor Baía, o Figo, o Fernando Couto e o Mourinho de ‘padeiro’ e tal. Alguns ficavam com raiva, mas Couto não ficava porque era gente boa. Mas o Figo e o Vítor Baía sempre não gostavam, mas aí é pior porque a gente sacaneava um pouquinho legal

, disse aos risos.

Ascensão e sucesso como treinador

Mesmo após a saída de Robson e a chegada de Louis van Gaal, Mourinho permaneceu no Barcelona até 2000. Foi neste período que o português conseguiu dar os primeiros passos como técnico no Barça ao virar de fato um auxiliar do treinador.

Com o Bobby, ele não dava treinos, mas com o Van Gaal já já tinha uma liberdade maior. Ele treinava em alguns amistosos, como a Copa Catalunha. O Van Gaal já deixava ele tomar conta de escalar o time, passar as instruções, fazer a preleção. Então acho que muito mérito também do Van Gaal dele se tornar um treinador de fama

.

Patrocinado

Carreira e títulos de Mourinho

Neste período, o Barça venceu LALIGA (duas vezes) e a Copa do Rei. Depois de sair do Camp Nou, Mourinho começou a carreira como técnico de times profissionais no Benfica na temporada 2000/2001. Ele ainda passou pelo União de Leiria antes de fazer enorme sucesso no Porto, clube que o projetou para o mundo.

Em mais de 20 anos de carreira, o português venceu todos os títulos possíveis, incluindo a Champions League (duas vezes), Europa League, Conference League, LALIGA, Italiano e Premier League.

Onde assistir Roma x Napoli?

Roma x Napoli, válido pelo Campeonato Italiano, terá transmissão pela ESPN no Star+, neste sábado (23), às 16h45 (de Brasília).

Fonte: ESPN – Futebol

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários