fbpx
Connect with us

Futebol

O legado de treinador de Felipão: inspirando e liderando equipes rumo à vitória no futebol brasileiro

Publicado

em

técnico, comandante, estrategista
Felipão ergue a taça de campeão da Libertadores em 1999 Gazeta Press Felipão comanda o time do Atlético-MG Gilson Lobo/AGIF/ Gazeta Press

Felipão lidera o Atlético-MG rumo ao título do Brasileirão, quebrando barreiras e aplicando disciplina.

O trabalho de Luiz Felipe Scolari como treinador tem sido marcado pela superação e pela busca constante por grandes resultados. Mesmo aos 70 anos, ele continua mostrando que a idade não é um empecilho para conquistar títulos e alcançar feitos importantes no futebol brasileiro. Com passagens por equipes como Palmeiras, Athletico-PR e Atlético-MG, o treinador tem se destacado por sua capacidade de liderança e estratégia dentro de campo.

Além disso, o comandante também demonstra sua habilidade como técnico ao enfrentar desafios constantes e buscar sempre as melhores estratégias para garantir o sucesso de suas equipes. Scolari é conhecido por ser um verdadeiro estrategista do futebol brasileiro, conquistando a admiração de torcedores e jogadores por onde passa.

‘Felipão: um Comandante Longevo’

Para quem já foi comandado por Felipão, a manutenção da longevidade do treinador à beira do campo não é nada surpreendente. Zinho, que foi campeão da Copa do Brasil (1998) e da Libertadores (1999) com o técnico no Verdão, acredita que o comandante não perdeu a vitalidade ao longo do tempo.

‘Ele é um cara que está acostumado a vida toda a buscar objetivos. Isso move a pessoa. Financeiramente é um cara resolvido. O Felipão tem saúde e quer continuar vivendo essa paixão. Ele gosta da emoção, dessa adrenalina de jogos, treinamentos, disputa por título e da cobrança’, disse o comentarista da ESPN.

Patrocinado

No final do ano passado, Felipão chegou a anunciar a aposentadoria como treinador e virou coordenador técnico do Furacão, mas mudou de ideia após receber uma oferta do Galo na metade de 2023. Contrariando o desejo da própria família, optou por voltar a fazer o que ama.

‘O Felipão costuma dizer nas entrevistas que a esposa dele, a dona Olga, não aguenta ele dentro de casa. Ele brinca, dizendo que é como se ele ficasse aposentado. Seria um problema (risos)’, contou Zinho.

‘Os Segredos de Felipão Revelados’

Nos tempos de Palmeiras, ex-jogador lembra que Scolari era disciplinador e monitorava todos os detalhes. Em várias ocasiões, o comandante era o primeiro a chegar ao CT e ficava ao lado da balança anotando o peso de cada jogador em uma prancheta.

‘Era um desespero. Alguns atletas davam pique para tentar emagrecer. Ele pegava no pé de quem não estava no peso correto e os fazia correr depois dos treinos’, disse Zinho.

Patrocinado

Havia uma mesa separada para quem estivesse fora de forma durante as refeições no clube, o que gerava brincadeiras entre os jogadores.

‘Confesso que fiquei bravo algumas vezes por ele pegar no meu pé. Mas sabia que era para o nosso bem’.

Ao mesmo tempo, Scolari sabia o momento para interagir com os jogadores no vestiário alviverde. ‘A gente fazia um samba e ele chegava todo desengonçado, mas dançava e brincava. É um líder’.

Uma das marcas registradas de Felipão ao longo da carreira é montar equipes com defesas sólidas, que exploram os erros dos adversários.

Patrocinado

As Marcas dos Últimos Trabalhos de Felipão

Em 2018, Edu Dracena estava no Palmeiras quando foi treinado por Scolari e venceu o Brasileiro. Mesmo sendo um zagueiro já veterano naquela época, ele diz que aprendeu muitas lições com o técnico.

‘Felipão sabe gerir um grupo e lidar com pessoas de várias personalidades, alguns mais nervosos, outros mais calmos. E ele consegue unir todas essas personalidades em prol de um objetivo só. Felipão chegou num ambiente já um pouco conturbado e soube unir mais o grupo’.

‘Foi uma experiência muito boa porque é um cara campeão do mundo. É um cara que gosta de estar ali e se identifica com os jogadores. E por isso a gente faz o que ele pede nos treinamentos e nos jogos’.

Depois de sair do Verdão, o técnico teve passagens discretas por Cruzeiro e Grêmio antes de levar o Athletico-PR de forma surpreendente ao vice-campeonato da Libertadores, quando despachou o favorito Palmeiras na semifinal.

Patrocinado

O Legado de Felipão na Atualidade

Neste ano, assumiu o Atlético-MG e demorou um certo tempo até deslanchar. No entanto, recuperou a equipe no returno do Brasileirão e chegou ao segundo lugar aos 63 pontos, apenas três atrás do líder Palmeiras. Aos 75 anos, Felipão não dá sinais que irá parar tão cedo.

‘Ele podia muito bem estar na casa dele cuidando dos netos, mas quer estar no meio do futebol porque é onde ele se sente feliz também. Ele tem muita experiência e muitas coisas a contribuir’, disse Dracena.

‘Felipão é um exemplo de que continuamos buscando superação e queremos que nosso nome seja lembrado na história. Isso serve como motivação para todos nós’, finalizou Zinho.

Agenda dos Próximos Jogos do Atlético-MG:

  • São Paulo (C): 02/12, 21h00 (Brasília) – Brasileirão
  • Bahia (F): 06/12, 21h30 (Brasília) – Brasileirão

Próximos jogos do São Paulo na Temporada:

  • Atlético-MG (F): 02/12, 21h00 (Brasília) – Brasileirão
  • Flamengo (C): 06/12, 21h30 (Brasília) – Brasileirão

Fonte: ESPN – Futebol

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários