fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

O megaenxame de cigarras: a grande emergência após 200 anos nos EUA.

Publicado

em

insetos cantores, espécies, ninhadas
A emergência do solo de duas ninhadas de cigarras ao mesmo tempo certamente será um evento confuso, barulhento e interessantíssimo — Foto: Getty Images via BBC USAR SOMENTE EM CONTEÚDO DA BBC: As cigarras periódicas são acompanhadas por pessoas de todo o planeta devido às suas emergências "deliberadamente teatrais" do solo, em quantidades imensas — Foto: Getty Images via BBC - Todos os direitos: G1

Trilhões de cigarras periódicas emergirão no meio-oeste e sudeste dos EUA na primavera, em um evento raro de ciclos de vida.

As cigarras são realmente impressionantes. Já que a última vez que elas apareceram, Thomas Jefferson era o presidente dos Estados Unidos.

Trilhões de cigarras periódicas surgirão no meio-oeste e no sudeste dos Estados Unidos na primavera do hemisfério norte. Este evento irá acontecer depois das cigarras passarem mais de uma década embaixo da terra. Neste ano, duas espécies de insetos cantores irão emergir do solo ao mesmo tempo, algo que não acontece desde 1803.

Cigarras periódicas: ciclo de vida e ninhadas

As cigarras periódicas têm um ciclo de vida incrivelmente longo, diferentemente das suas irmãs não periódicas, que ficam adultas todo verão.

Depois da eclosão, as cigarras periódicas imaturas, ou ninfas, passam 13 ou 17 anos embaixo da terra. Elas se alimentam de raízes, até se debaterem pela terra em direção à superfície e se transformarem em cigarras adultas.

Existem atualmente nos Estados Unidos 12 ninhadas de cigarras de 17 anos e três ninhadas de cigarras de 13 anos.

As ninhadas são grupos de cigarras que emergem da terra nos mesmos anos. Elas são identificadas por números.

Este ano, a ninhada número 13 deve emergir no norte do Estado de Illinois, depois de 17 anos; e a ninhada número 19, com 13 anos, irá surgir em partes do sudeste dos Estados Unidos.

Os dois eventos devem ocorrer no final do mês de abril.

E, para quem estiver no lugar certo, existe uma pequena região onde as duas ninhadas podem surgir ao mesmo tempo.

Pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, indicam que a maior probabilidade de contato entre as duas ninhadas fica em pequenos trechos de bosque em volta da cidade de Springfield, no Estado de Illinois.

Evento raro: cigarras e nidificação

‘Este não é um evento comum’, segundo o especialista em cigarras e professor emérito de biologia Gene Kritsky, da Universidade Mount St. Joseph em Ohio, nos Estados Unidos.

Kritsky percebeu que seria possível usar dados históricos para criar mapas dos seus padrões de distribuição.

Ele se descreve como ‘historiador frustrado, que também é entomologista’.

Kritsky não é a única pessoa fascinada por esses insetos cantores. Meio milhão de vídeos e fotografias já foram carregados no aplicativo de ciência cidadã Cicada Safari.

Algumas espécies de cigarras são conhecidas nos Estados Unidos por nomes populares curiosos.

As diversas espécies do gênero Magicicada (das cigarras periódicas) ganharam ‘seguidores em todo o mundo’, devido às suas emergências ‘deliberadamente teatrais’ em imensas quantidades, segundo um estudo sobre a ecologia das cigarras periódicas.

Mas nem todas as pessoas gostam das cigarras.

Muitos americanos vestem roupas ‘anticigarras’ e chegam a planejar viagens para fugir dos trilhões de insetos que irão surgir de uma só vez.

E a decomposição desses insetos cria um odor desagradável.

Mas as cigarras não mordem, não picam, nem transmitem doenças. E não podem ser controladas eficientemente com pesticidas.

Ciclo de vida das cigarras: ruídos e híbridos

Com todos esses insetos emergindo de uma vez, o ruído pode ser alto – muito alto.

Os machos das cigarras produzem seus conhecidos estalos vibrando um órgão perto da base das asas, chamado membrana timpânica.

Já as fêmeas produzem um som similar, mais silencioso, com suas asas.

Durante uma emergência em 1998, foram registradas cigarras da ninhada número 19 produzindo cantos de até 75 decibéis.

Este ruído é equivalente a ficar ao lado de um aspirador de pó ou secador de cabelos.

As ninhadas de cigarras são grupos complexos de diferentes espécies que emergem em várias partes do país ao mesmo tempo.

Alguns acreditam que este fenômeno pode se dever a ‘choques climáticos’ – mudanças súbitas e extremas do clima, que podem fazer partes de uma ninhada eclodirem fora do seu cronograma habitual, criando novas ninhadas.

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários