fbpx
Connect with us

Mundo

Presidente Lopez Obrador emite pedido de desculpas para deputada trans do próprio partido após comentário transfóbico

Publicado

em

Andres Manuel Lopez Obrador, presidente
Imagens de rede social de Salma Luevano — Foto: Reprodução/Instagram Dia do Orgulho LGBTQIA+: maioria das pessoas trans não consegue mudar de nome no Brasil - Todos os direitos: G1

Salma Luevano, deputada trans do partido Morena, fez história como a primeira no país. Evento repercutiu nas redes sociais e na comunidade LGBTQIA+.

O presidente do México, Lopez Obrador, pediu desculpas para a deputada Salma Luevano, a primeira pessoa trans a se tornar deputada federal no país por ter dito que ela ‘um homem vestido como uma mulher’.

No fim de semana, Lopez Obrador encontrou Luevano em um evento e a cumprimentou com um beijo no rosto. Os dois são do mesmo partido, o Morena.

No dia seguinte, perguntaram a Lopez Obrador por que ele a cumprimentou dessa forma. Foi então que ele afirmou que a deputada é um homem vestido como uma mulher.

Andres Manuel Lopez Obrador, presidente do México, pediu desculpas para a deputada Salma Luevano, a primeira pessoa trans a se tornar deputada federal no país por ter dito que ela ‘um homem vestido como uma mulher’.

No fim de semana, Lopez Obrador encontrou Luevano em um evento e a cumprimentou com um beijo no rosto. Os dois são do mesmo partido, o Morena.

No dia seguinte, perguntaram a Lopez Obrador por que ele a cumprimentou dessa forma. Foi então que ele afirmou que a deputada é um homem vestido como uma mulher.

Andres Manuel Lopez Obrador se pronuncia após críticas

A polêmica frase do presidente do México, Lopez Obrador, foi muito criticada nas redes sociais. Diversos membros da comunidade LGBTQIA+ do país se solidarizaram com a deputada trans que foi ofendida.

Ele finalmente pediu desculpas nesta terça-feira (9). Em uma entrevista coletiva, o presidente afirmou o seguinte: ‘Eu quero pedir desculpas para a colega que se identifica como mulher’.

A deputada publicou um texto na rede social X (Twitter) para afirmar que ela recebeu o pedido de desculpas: ‘Hoje, o presidente Lopez Obrador ofereceu um pedido de desculpas por ter errado meu gênero. Essa declaração é muito importante, porque torna a nossa luta de décadas visível. Eu sou uma mulher, e isso não é questão de discussão’, disse ela.

Repercussão nas redes sociais

O pedido de desculpas de Lopez Obrador ganhou grande repercussão nas redes sociais. A comunidade LGBTQIA++ demonstrou apoio à deputada e elogiou a atitude do presidente do México.

O partido de Lopez Obrador também se pronunciou sobre o evento, garantindo que o presidente está comprometido com a inclusão e o respeito à diversidade.

Apoio à deputada trans

O presidente do México recebeu apoio de diversas figuras públicas, que reconheceram a importância do pedido de desculpas. A deputada trans se tornou um símbolo de luta e resistência, e a atitude de Lopez Obrador foi fundamental para fortalecer a visibilidade da comunidade LGBTQIA+ no país.

Além disso, a entrevista coletiva em que o presidente se retratou foi uma oportunidade para destacar a importância do respeito à diversidade de gênero.

Fonte: G1 – Mundo

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários