fbpx
Connect with us

Mundo

Problema com a porta de avião: EUA dizem que falta de parafusos foi a causa do desprendimento no ar

Publicado

em

porta da aeronave, porta de emergência, desprendimento da porta
Peritos seguram porta de Boeing 737 Max 900 que se soltou quando avião estava no ar, em Portland, nos EUA, em 8 de janeiro de 2024. — Foto: Junta Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA via AP A porta que se desprendeu de um Boeing 737 Max-9 da Alaska Airlines foi encontrada no quintal de um professor na cidade de Portland, em 8 de janeiro de 2024. — Foto: Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos via AP Agência dos EUA determina suspensão de voos com alguns modelos do Boeing 737 Max 9 - Todos os direitos: G1

NTSB investiga desprendimento de porta de emergência em aeronave. 4 parafusos ainda não encontrados. Segurança nos Transportes dos EUA responsável pela revisão.

As autoridades estão investigando o incidente envolvendo a porta de um avião, que se desprendeu durante o voo da Alaska Airlines. De acordo com os investigadores, a porta pode não ter sido corretamente fixada na aeronave, o que causou o desprendimento em pleno voo. O Boeing 737 Max 9 teve que retornar ao aeroporto pouco após a decolagem, por conta do desprendimento da porta.

O desprendimento da porta de emergência causou um susto, mas felizmente não resultou em ferimentos. A porta em questão era uma saída de emergência extra que raramente era utilizada, e não havia passageiros próximos a ela no momento do incidente. A Alaska Airlines está cooperando com as autoridades para esclarecer as circunstâncias do desprendimento da porta.

Preocupações sobre a porta de avião

Na noite de segunda-feira (8), Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB), responsável pela investigação do caso, afirmou que os quatro parafusos que precisavam ser instalados na porta da aeronave para evitar movimentação não foram localizados.

Por essa razão, o conselho levantou questionamentos sobre se os parafusos foram de fato instalados, de acordo com o engenheiro do NTSB Clint Crookshanks. ‘Ainda não recuperamos os quatro parafusos que impedem o movimento vertical, e ainda sabemos se eles estavam lá’, explicou.

A porta de emergência foi encontrada na segunda-feira (8) no quintal de um professor do Ensino Fundamental de Portland. A presidente da junta, Jennifer Homendy, relatou que o professor notou o objeto em seu jardim e informou as autoridades. Felizmente, ninguém se feriu, de acordo com Homendy.

Questões de segurança aérea

Após o incidente, a agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) determinou que mais de 171 aeronaves do modelo, o Boeing 737 Max 9, tivessem os voos cancelados globalmente para uma revisão.

Na segunda-feira (8), a FAA decidiu proibir a operação das aeronaves até que as companhias aéreas que utilizam o modelo concluam as inspeções nas portas de emergência.

As autoridades também confirmaram que não foi possível recuperar a gravação de voz da cabine do Boeing 737 Max 9, pois os dados foram sobrescritos. Isso significa que os dados não foram recuperados em um intervalo de até duas horas, que é o período em que a gravação reinicia e os dados anteriores são apagados, conforme a legislação norte-americana.

Fonte: G1 – Mundo

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários