fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Previsão de fim de semana chuvoso após semana de tempo instável – A influência da chuva continua.

Publicado

em

temporal, precipitação
Ainda há risco de temporais para algumas regiões ao longo do fim de semana. — Foto: Luisa Rivas/Arte g1 Onda de calor: saiba como o El Niño e o aquecimento global fizeram a temperatura subir - Todos os direitos: G1

Chuvas persistem devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, com possibilidade de temporais. Previsão de aumento gradual das temperaturas e formação de nova onda de calor.

A chuva é um fenômeno natural essencial para a manutenção da vida na Terra, sendo a principal fonte de água para a vegetação e os reservatórios de água doce.

O temporal é um tipo de chuva que se caracteriza pela intensidade e duração, podendo causar alagamentos e dificuldades de locomoção nas cidades. A precipitação média anual no Brasil varia de acordo com a região, sendo fundamental para a agricultura e o abastecimento de água das populações.

Aumento gradual das temperaturas e possibilidade de chuvas intensas

A partir de domingo (8), a previsão é de que haja uma diminuição do volume de chuvas em grande parte do Brasil, resultando em um aumento gradual das temperaturas.

Após 2023 terminar como um dos anos mais quentes da história, a expectativa é que o mês de janeiro seja de muito calor e chuvas acima da média – especialmente por causa da influência do El Niño.

Início do verão com precipitação acima da média

O primeiro mês do ano começou com precipitação acima da média em quase todas as regiões do Brasil por causa da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

🌧️ Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno se caracteriza por ser uma faixa extensa de nuvens, que normalmente se estende do Norte ao Sudeste do país. Esse sistema é responsável por trazer instabilidade para o clima, além de volumes consideráveis de chuva.

O instituto emitiu um alerta válido até às 10h00 desta sexta-feira (5) para chuvas intensas no Brasil. 15 estados e o Distrito Federal estão sob aviso meteorológico de ‘perigo’ para chuvas intensas até a manhã desta sexta.

Maria Clara Sassaki, porta-voz do Climatempo, explica que esse tipo de formação é comum durante o verão e que provoca chuvas por pelo menos cinco dias seguidos.

‘Esses sistemas funcionam como uma grande engrenagem. O mar aquecido na costa do Oceano Atlântico, combinado aos ventos no Nordeste e na região próxima à Bolívia, travam a umidade na região central do Brasil, formando um corredor de nuvens’, explica a meteorologista.

Ela também comenta que, após alguns dias de tempo instável, o sistema deve se dissipar a partir de domingo, resultando na diminuição do volume de chuvas e no aumento das temperaturas.

Apesar das altas temperaturas esperadas para a segunda semana do mês, não há previsão da formação de uma nova onda de calor.

Faixa extensa de nuvens e previsão de um novo período de chuvas intensas

🌧️ Sexta-feira: O tempo deve seguir nublado, com algumas aberturas de sol ao longo do dia. Há possibilidade de chuva passageira no Rio Grande do Sul e Paraná, na parte da tarde e da noite.

☀️ Sábado: O dia deve ser de sol em praticamente todo o Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e do Paraná. Algumas áreas podem ter chuvas passageiras, sem um volume significativo.

As temperaturas ficam bem elevadas na região. A previsão é de máxima de 32ºC em Porto Alegre e 28ºC em Florianópolis.

🌦️Domingo: O tempo segue estável, com sol em boa parte da região. Há possibilidade de chuva rápida na fronteira e campanha gaúcha, litoral do Paraná e Curitiba. No fim do dia, com a aproximação de uma frente fria, há alerta para temporais no extremo sul do estado.

Os termômetros seguem registrando máximas elevadas, em especial no Rio Grande do Sul. A expectativa é de máxima de 36ºC em Porto Alegre e de 31ºC em Curitiba e Florianópolis.

Condições climáticas em cada região:

Sul

🌧️ Sexta-feira: Tempestades devem se concentrar na faixa centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, com alerta para possibilidade de temporais. O dia deve ser de muita nebulosidade, chuva e aberturas de sol.

🌦️ Sábado: No centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santos, as chuvas continuam intensas, com alerta para possibilidade de temporais. O sol aparece em boa parte dos estados da região, com previsão de pancadas de chuvas na parte da tarde e à noite.

A previsão é de máxima de 30°C em São Paulo e de 29°C em Belo Horizonte.

☀️ Domingo: Os temporais perdem intensidade e o sol deve predominar nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, faixa central e sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Há previsão de pancadas isoladas ao longo do dia.

Os termômetros podem chegar a 33°C em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Centro-Oeste

🌧️ Sexta-feira: O volume de chuva segue intenso no centro-norte do Mato Grosso e em Goiás, com alerta para temporais nessas regiões. Nas demais áreas, o sol deve predominar ao longo de todo o dia.

🌦️ Sábado: As tempestades podem persistir em áreas específicas, com alerta de temporais para regiões como o leste do Amazonas, centro-sul do Pará, Tocantins e sul de Rondônia.

As temperaturas continuam elevadas em boa parte do Centro-Oeste. Em Goiás, a máxima deve chegar a 28°C. Já em Campo Grande, os termômetros podem atingir o 33°C

🌦️ Domingo: O volume de chuva segue intenso no centro-norte do Mato Grosso e em Goiás, com possibilidade de temporais. No Mato Grosso do Sul, a expectativa é de sol com pancadas de chuva.

Os termômetros devem atingir os 34°C em Campo Grande e 26°C em Brasília.

Nordeste

🌧️ Sexta-feira: As chuvas persistem, em especial no sul da Bahia, com muita nebulosidade e alerta para temporais.

🌦️ Sábado: Há previsão de chuvas intensas no centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santos, com alerta para possibilidade de temporais. O sol aparece em boa parte dos estados da região, com previsão de pancadas de chuvas na parte da tarde e à noite.

☀️ Domingo: O sol predomina em toda a região, com pancadas de chuva entre a parte da tarde e da noite na maioria dos estados. Há alerta para temporais no sul da Bahia e no sul do Maranhão.

Em Recife, os termômetros podem chegar a 31°C. Em São Luís e Aracaju, a previsão é de máxima de 29°C e 32°C, respectivamente.

Norte

🌧️ Sexta-feira: O dia deve ser de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol, com alerta para temporais em regiões como o leste do Amazonas, centro-sul do Pará, Tocantins e sul de Rondônia.

🌧️ Sábado: As chuvas devem persistir em algumas áreas específicas, com alerta de temporais para o leste do Amazonas, sul de Rondônia e Amapá.

A previsão é de máxima de 30°C em Manaus e em Belém.

🌦️ Domingo: O tempo deve seguir estável, com o sol aparecendo em grande parte da região. Há previsão de pancadas de chuva nas áreas mais afetadas por chuvas intensas nos dias anteriores.

A máxima deve seguir na casa dos 30°C em Manaus e pode chegar a 30°C em Porto Velho.

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários