fbpx
Connect with us

Esportes

The Best 2023: Fifa revela finalistas e prêmio de melhor jogador do mundo

Publicado

em

Fifa The Best, melhor jogador do mundo
Veja as diferenças entre os prêmios da Bola de Ouro e do Fifa The Best Lionel Messi recebe a Bola de Ouro pela oitava vez na carreira! - Todos os direitos: G1

Mbappé, Messi e Haaland disputam prêmio da entidade. Vencedor anunciado em janeiro pela avaliação de jornalistas, capitães e técnicos.

A Fifa anunciou hoje os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo no The Best 2023. O grande vencedor da última edição, o craque belga Lukaku, ex-Chelsea e atualmente no Real Madrid, concorre com o brasileiro Neymar, do Paris Saint-Germain, e com o croata Modric, do Real Madrid. A premiação será entregue durante a cerimônia em Paris, agendada para o dia 20 de janeiro de 2024.

Fifa The Best 2023: Veja os vencedores nas categorias femininas
Melhor jogador do mundo: confira os finalistas do The Best 2023

The Best 2023: O Melhor Período de Avaliação

Para os homens, o The Best 2023 tem um período de avaliação mais curto do que o usual, valendo desde 19 de dezembro de 2022, dia seguinte à Copa do Mundo no Catar, até o dia 20 de agosto de 2023.

Haaland terminou a temporada europeia tendo marcado 55 gols, sendo 32 dentro do período válido para o The Best. Isso lhe rendeu, dentre diversos prêmios, o de melhor jogador da Europa em 2022/23, a Chuteira de Ouro, englobando o recorde de 36 gols na Premier League, e a artilharia da Champions League (12 gols). Ele também foi essencial para o Manchester City conquistar a Tríplica Coroa: a inédita Champions League, Premier League e Copa da Inglaterra.

Patrocinado

Messi se tornou o maior artilheiro das cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), com 496 gols. Ele e Mbappé fecharam a temporada europeia com o título do Campeonato Francês pelo PSG. O argentino também carregou o Inter Miami até a conquista da Copa das Ligas, competição entre clubes dos Estados Unidos e do México.

Os indicados ao The Best 2023 haviam sido anunciados em setembro. A lista tinha 12 nomes, sendo metade de jogadores do Manchester City, e não incluiu Vinicius Junior, atacante do Real Madrid e nome brasileiro de maior destaque na temporada europeia.

+ The Best 2023: lista sem Vinicius Junior gera revolta na web
+ Fora do The Best, Vinicius Junior publica: ‘Tranquilo, amigos’

Como funciona o Fifa The Best

A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.

Patrocinado

Um conselho técnico da entidade, composto por ex-jogadores, define a lista de indicados nos prêmios masculinos. Para o The Best 2023, formaram esse conselho:

  • Kaká (Brasil)
  • Petr Cech (República Tcheca)
  • Didier Drogba (Costa do Marfim)
  • Bret Emerton (Austrália)
  • Rio Ferdinand (Inglaterra)
  • Asamoah Gyan (Gana)
  • Mario Kempes (Argentina)
  • Alex Lalas (EUA)
  • Jon Obi Mikel (Nigéria)
  • Park Ki-Sung (Coreia do Sul)
  • Ivan Vicelich (Nova Zelândia)

Posteriormente, o colégio eleitoral da premiação define o vencedor. Esse colégio é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.

Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, o Fifa The Best 2022 teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022. O Fifa The Best 2023, com a avaliação de dezembro de 2022 a agosto de 2023, é um reajuste frente ao modelo utilizado nos anos anteriores.

O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. Messi levou a Bola de Ouro pela oitava vez.

Fonte: G1 – Esportes

Patrocinado

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários