Meio Ambiente
1. Rio de Janeiro inaugura o primeiro Corredor Sustentável do Brasil para abastecer caminhões com gás natural, o qual reduz a emissão de gases do efeito estufa em 20%.
O combustível não apenas reduz a poluição ambiental, mas também oferece uma economia de até 50% em comparação com o diesel, de acordo com relatos de motoristas, tornando-o uma opção muito mais econômica.
Para encher o tanque de um caminhão com gás natural em um posto que não foi adaptado para esse fim, o motorista leva entre 40 e 45 minutos. Esse tempo é necessário para garantir que o cilindro seja preenchido com segurança e eficiência, atendendo às normas de abastecimento desse tipo de veículo.
Substituir o diesel por gás natural resulta em uma redução de 85% na emissão de material particulado, que é conhecido como fuligem e é um poluente prejudicial à saúde, além de intensificar o aquecimento global.
Os postos que passaram por adaptações possuem mangueiras e bicos de abastecimento especiais de alta vazão, possibilitando o abastecimento de um caminhão com gás natural em um período de até 15 minutos.
Redução das emissões de CO2
A intenção é expandir o projeto corredores sustentáveis para outras estradas interestaduais até o fim do segundo semestre de 2024.
Com a integração do biometano na infraestrutura, a redução da poluição é ainda mais significativa, uma vez que a emissão de CO2 do biometano é praticamente inexistente.
Se mil veículos pesados que transitam pela Rodovia Presidente Dutra trocassem o diesel por gás natural, deixariam de liberar 52 toneladas de CO2 equivalente, o que é equivalente à quantidade de CO2 absorvida por 200 árvores.
A substituição do diesel por gás natural pode resultar em uma redução de aproximadamente 20% nas emissões de gases de efeito estufa, se o gás natural puro for utilizado.
O primeiro corredor sustentável do país possibilitará que caminhões e ônibus viajem entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, produzindo menos gases de efeito estufa e poluição sonora.
O projeto terá início na Rodovia Presidente Dutra e já inclui a adaptação de sete postos de combustíveis para abastecimento de veículos pesados com gás natural e biometano.
De acordo com ele, anteriormente a abastecer com gás natural, ele desembolsava em torno de R$ 1.500 para percorrer o trajeto entre Rio de Janeiro e São Paulo, que tem aproximadamente 1.000 quilômetros. Atualmente, André afirmou que o custo é de cerca de R$ 600 para fazer o mesmo percurso.
A substituição do diesel pelo gás natural traz benefícios tanto para o caminhoneiro, como para o meio ambiente e para o estado do Rio de Janeiro.
Alguns veículos já vêm equipados de fábrica com essa tecnologia, enquanto outros podem ser adaptados para utilizar o gás natural como combustível. **Essa alternativa proporciona uma redução significativa nos custos de combustível e na emissão de poluentes.**
O Estado do Rio de Janeiro anuncia, na data de hoje, o pioneiro Corredor Sustentável do Brasil. Trata-se de um projeto experimental que tem como objetivo adaptar postos de combustíveis para o abastecimento de caminhões com gás natural e biometano.
Esse tipo de combustível tem como principal vantagem a economia, com relatos de motoristas apontando uma redução de até 50% nos custos em comparação ao uso de diesel.
“A economia financeira é significativa. Atualmente, com a frequência de viagens entre Rio e São Paulo, existe uma variedade de postos, o que pode garantir um atendimento mais rápido. Além disso, a evolução dos caminhões permite que não haja grandes perdas atualmente”, relata o motorista André Correia.
Fonte: G1 – Meio Ambiente