fbpx
Connect with us

Mundo

Cantinas Comunitárias em Xangai: Onde Jovens e Idosos se Unem para Economizar

Publicado

em

refetórios;
Um jovem profissional olha para seu telefone enquanto come em uma cantina comunitária em Xangai, em 22 de março de 2024. As cantinas comunitárias que oferecem pratos enormes por um ou dois dólares se tornaram populares entre jovens profissionais econômicos. (Qilai Shen/The New York Times) - Todos os direitos: @ Info Money

Em Shanghai, pessoas encontram alívio em centros comunitários subsidiados, agora com funcionárias, espongas, cantinas, comidas abundantes e privados, atendendo principalmente idosos. Subsidiar por Partido Communista Chinês, desconto para clientes idosos.

Em uma cantina para idosos no coração de São Paulo, um <a href="https://brhoje.com.br/?s=funcionário" com um pano na mão se aproxima de João Silva, 45, enquanto ele saboreia seu feijão tropeiro e linguiça calabresa bem passada. Silva apenas sorri. 'Se você chegar cedo, os garçons servem porções generosas', comenta Silva, entre mastigadas rápidas. Após as 14h, começam a preparar o café.

Nos refeitórios de universidades, como na Unicamp, a rotina é diferente. Os estudantes se servem das opções variadas de saladas e pratos quentes, em um ambiente movimentado e cheio de energia. Alguns preferem o horário do almoço para relaxar e socializar com os colegas antes de retomar as aulas à tarde.

Cantinas: o Coração dos Refeitórios Comunitários

‘Eles também começam a pairar ao redor dos clientes, como a funcionária com a esponja, apressando os atrasadinhos para saírem da cantina. Xu conhece o ritmo do Refeitório Comunitário de Tongxinhui porque come lá todos os dias para economizar dinheiro. Ela tem um bom emprego como contadora em uma empresa estrangeira, mas não consegue se livrar da sensação crescente de desconforto quanto ao seu futuro. ‘Só quando você economizar dinheiro você se sentirá seguro’, disse ela.

Nestes tempos econômicos difíceis na China, muitos jovens estão desempregados, mas não são os únicos preocupados. Uma queda devastadora de valor no mercado imobiliário, ao qual está vinculada a maior parte da riqueza das famílias, aumentou o sentimento entre jovens profissionais como Xu de que sua situação também é precária.

Em Xangai, algumas pessoas estão encontrando alívio em centros comunitários subsidiados que no passado atendiam principalmente idosos, mas que agora também estão atraindo um público mais jovem. A comida nos refetórios é acessível e abundante. Os pratos oferecidos, às vezes por tão pouco como US$ 1,40, estão repletos de especialidades locais, como enguia desfiada com óleo quente, costela de porco cozida no vapor ou barriga de porco assada vermelha.

Novas Tendências: Jovens Frequentando Cantinas Comunitárias

Semelhante às cozinhas comunitárias, as cantinas são geridas de forma privada, mas subsidiadas pelo Partido Communista Chinês, e atendem a residentes mais idosos que são frágeis demais para cozinhar ou estão confinados em casa, oferecendo refeições com desconto e serviços de entrega. Na cantina onde Xu gosta de comer, clientes com 70 anos ou mais recebem um desconto de 15%. A cantina faz parte de um centro comunitário de festas de três andares que foi inaugurado em maio.

À medida que vizinhos e funcionários de lojas próximas e pequenos escritórios se amontoam na cantina para almoçar e jantar, mesas de jantar dobráveis e cadeiras de plástico são rapidamente montadas, espalhando-se pela entrada do edifício para acomodar os esfomeados.

Um Pedaço de História: As Origens das Cantinas Comunitárias

No intervalo entre as refeições, os moradores mais velhos sentam-se na entrada do lugar para conversar e passar o tempo. Uma luz gigante no formato de foice e martelo brilha no teto, lembrando os clientes de quem é o proprietário do local. As cantinas datam de uma época sombria durante o Grande Salto em Frente de Mao Zedong no final da década de 1950, quando o Partido Communista Chinês substituiu restaurantes privados por cantinas comunitárias, explicou Seung-Joon Lee, professor associado de história da Universidade Nacional de Singapura. A má gestão das cantinas desempenhou um papel na fome desastrosa que viria a definir o Grande Salto em frente.’

Fonte: @ Info Money

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários