fbpx
Connect with us

Futebol

Cuca tem condenação anulada pela justiça suíça: caso de estupro será reavaliado

Publicado

em

técnico, treinador
Cuca levou o Atlético-MG ao bicampeonato da Copa do Brasil em 2021 Buda Mendes/Getty Images

Tribunal de Berna anulou veredito injusto de acusações de estupro; treinador terá novo julgamento. Crime prescrito.

O Tribunal de Berna anulou a sentença que havia condenado o técnico Cuca por ter mantido relações sexuais com uma menor de idade durante uma excursão do Grêmio à Suíça, em 1987. A decisão foi tomada após uma revisão minuciosa dos procedimentos do processo, que revelou diversas irregularidades que levaram a um veredito injusto.

Em novembro de 2023, a juíza Bettina Boschler reabriu o caso após pedido solicitado pela defesa do treinador Cuca. Após analisar os procedimentos do processo entre 1987 e 1990, a magistrada reconheceu as razões do técnico e submeteu o processo ao Ministério Público para análise de eventual prescrição. A decisão representa um marco na batalha pela justiça para Cuca e sua equipe legal.

O que se sabe sobre o processo jurídico de Cuca?

O Ministério Público, por outro lado, afirmou que o delito estava prescrito, impedindo a realização de um novo julgamento, sugerindo a revogação da pena e, por conseguinte, a extinção do processo.

No dia 28 de dezembro, a juíza decretou o encerramento do caso e ainda determinou que Cuca recebesse um ressarcimento de 13 mil francos suíços (R$ 75 mil). As quantias foram reduzidas para 9500 francos (R$ 55,2 mil) após abatimento dos custos processuais.

Vale ressaltar que a decisão do Judiciário da Suíça não absolve Cuca, apenas anula a sentença e encerra o processo, sem adentrar no mérito de culpa ou inocência. Não existe a possibilidade de abertura de um novo julgamento.

Atualmente, eu percebo que deveria ter cuidado desse assunto antes. Estou aliviado com o desfecho e convicto de que os últimos 8 meses, apesar de terem sido emocionalmente desafiadores, ocorreram no tempo certo e de Deus

, declarou Cuca em comunicado divulgado por sua assessoria.

Em abril de 2023, Cuca foi contratado pelo Corinthians. Sob pressão da mídia e da torcida devido ao caso, o técnico permaneceu no comando do Timão por apenas dois jogos, renunciando e concentrando-se em resolver a questão jurídica.

O que sabemos sobre a ocorrência?

Cuca, quando jogador do Grêmio, foi detido em Berna, na Suíça, em 1987, ao lado de Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi, também atletas. Todos foram acusados de terem violentado uma garota de apenas 13 anos, durante uma excursão do Tricolor Gaúcho na Europa.

De acordo com a investigação da polícia local, a garota foi ao quarto de hotel dos jogadores gremistas com alguns amigos para solicitar uma camisa do clube brasileiro. Os atletas, então, teriam expulsado os acompanhantes da garota e cometido abuso sexual contra ela.

Após aproximadamente 30 dias detidos em Berna, os jogadores foram libertados e retornaram ao Brasil.

Dois anos depois, Cuca, Eduardo e Henrique foram condenados à revelia a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência, enquanto Fernando foi condenado por estar envolvido no ato de violência. Como o Brasil não extradita seus cidadãos, eles não chegaram a cumprir a pena.

Não fui julgado e culpado. Fui julgado à revelia, não estava mais no Grêmio quando houve esse julgamento com os outros rapazes. É algo que tenho uma lembrança muito vaga, até porque não houve nada. Não houve estupro como falam, como dizem as coisas. Houve uma condenação por uma menor ter entrado no quarto. Apenas isso. Não houve abuso sexual, (não houve) tentativa de abuso ou coisa assim

, afirmou o treinador em entrevista ao portal UOL, em março de 2021.

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários