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Dinheiro

Desoneração do transporte urbano pode resultar em aumento de R$ 0,31 na tarifa, com acréscimo de 0,2 ponto percentual no IPCA.

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Decisão afeta a recuperação financeira das empresas no pós-pandemia, alega Anatrip, associação do setor

Anatrip, associação do setor, alega que a decisão tem impacto significativo na recuperação financeira das empresas pós-pandemia, podendo prejudicar ainda mais a situação econômica. A entidade defende a necessidade de medidas que possam mitigar os efeitos negativos.

O representante executivo da Anatrip também sustenta a opinião de que a exaustão política decorrente do reajuste das tarifas de transporte público pode complicar a capacidade das empresas de repassar os custos da reoneração. ‘Isso pode ter consequências negativas na solidez financeira do setor de transporte, e até mesmo resultar em dificuldades para as empresas cumprirem suas obrigações trabalhistas’, declara Oliveira.

Para Oliveira, a determinação influencia a recuperação financeira das empresas durante o período pós-pandemia. “Estamos retornando ao nível de passageiros de 2019 e avançando em direção à recuperação da capacidade de investimento das empresas, um aumento de despesas irá interromper esse progresso positivo”, explica. O executivo considera que a transferência do aumento de custos para a tarifa terá consequências para outras além das empresas de transporte. “A população com menor renda sentirá o impacto do aumento da tarifa, e as empresas que fornecem vale transporte terão um aumento nas despesas”.

Aumento da Inflação com o Fim da Desoneração da Folha de Pagamento no Transporte Urbano

O término da desoneração da folha de pagamento no setor de transporte urbano pode resultar em um aumento de 0,2 ponto percentual na inflação, de acordo com cálculos da Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiro (Anatrip). “A reoneração levará a um aumento de despesas que será repassado para a tarifa dos passageiros”, explica Gabriel Oliveira, secretário-executivo da Anatrip. “O veto presidencial vai contra as medidas do governo para controlar a inflação”, avalia o executivo.

Nesta sexta-feira, 24, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o PL 334/2023, que estende, por mais quatro anos, a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia, incluindo transporte rodoviário e metroviário de passageiros. Segundo projeções do setor de transporte urbano, a reoneração pode resultar em um aumento de 6,78% nos custos totais do serviço e, consequentemente, um ajuste médio nas tarifas para o passageiro de até R$ 0,31.

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Fonte: InfoMoney

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