fbpx
Connect with us

Dinheiro

Fitch prevê crescimento misto para a América Latina em 2024 e descarta grau de investimento para o Brasil no curto prazo – Destaque para a Economia Brasileira

Publicado

em

país
(Shutterstock)

Martinez da Fitch: “Elevação do (rating) do Brasil mais difícil que última, devido a desafios externos e cenário geopolítico complexo.”

SANTIAGO (Reuters) – A agência de classificação de risco Fitch Ratings prevê um 2024 marcado por uma desaceleração do crescimento das economias latino-americanas, uma região ainda afetada por uma demanda menor e altas taxas de juros, mas com vantagens comparativas em um cenário geopolítico complexo, e descarta elevar o Brasil para um grau de investimento no curto prazo.

A situação econômica do Brasil é um reflexo da instabilidade que assola muitos países da América Latina. Apesar disso, a Fitch Ratings vê o potencial do país em se destacar no cenário global. O Brasil continua sendo um dos principais focos de atenção para os investidores internacionais, que buscam oportunidades em mercados emergentes. A perspectiva para o país ainda é incerta, mas há esperança de recuperação nos próximos anos.

A desaceleração do crescimento econômico no Brasil e na América Latina

A agência estima uma desaceleração do crescimento econômico da América Latina neste ano, para 1,5%, em comparação com a expansão de 2,3% em 2023.

Quando pensamos no desempenho do crescimento da região, ele tem sido claramente afetado pela desaceleração esperada em algumas das maiores economias. Estou falando do México e do Brasil, dois dos maiores países do continente

Desafios externos e vantagens comparativas no cenário geopolítico do Brasil

Entre os desafios externos enfrentados pela América Latina, a Fitch considera a desaceleração do crescimento na China e nos Estados Unidos, um cenário financeiro global apertado e o impacto climático do fenômeno El Niño.

Entretanto, há fatores que podem beneficiar a região em uma perspectiva de médio prazo.

Algumas vantagens do Brasil incluem os recursos naturais e a estratégia de

nearshoring

, que são benefícios para a economia do país no cenário atual

O impacto das reformas do Brasil no mercado internacional

Como exceção, ela mencionou o Brasil, que passou por uma série de reformas nos últimos anos, além da aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023.

A agência de recomendação de risco elevou a recomendação da dívida do Brasil em julho de 2023, quando a elevou de

BB-

para

BB

, e depois a manteve após a aprovação da reforma tributária no final do ano passado.

O país, o maior país da América Latina, perdeu todos os seus graus de investimento no início de 2016, após uma série de crises internacionais e domésticas, e com o fim do boom das commodities.

As perspectivas econômicas do Brasil no curto prazo

E, embora a Fitch tenha elogiado seu desempenho recente, ela descarta um retorno ao grau de investimento no curto prazo.

Qualquer elevação do (rating) do Brasil será mais difícil do que a última… Uma elevação de um nível para BB+ poderia ser alcançada se o governo cumprir suas próprias projeções, suas próprias metas e também conseguir um crescimento real do Produto Interno Bruto do atual ritmo de 2,0% para algo próximo a 2,5%

Fonte: Info Money

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários