fbpx
Connect with us

Dinheiro

Japão emite alertas de tsunami e orienta população após terremoto no primeiro dia do ano

Publicado

em

terramoto, abalo sísmico, abalo de terra
© 2023 - Todos os direitos: © Seu Dinheiro

Saiba investir com inteligência! Notícias e análises sobre finanças, economia e empresas.

Na madrugada no Brasil, um forte terremoto atingiu o Japão, que emitiu alertas de tsunami e orientou a população a deixar as áreas próximas ao mar. A agência meteorológica local reportou uma série de abalos sísmicos na costa oeste do país nesta segunda-feira (1º), com magnitude preliminar de 7,6 na escala Richter.

Ainda de acordo com a agência, foram reportados tremores na região de Ishikawa, a pouco mais de 170 km de Tóquio. Assim, as autoridades alertaram para a possibilidade de ondas gigantes e tsunamis menores na principal ilha do país, Honshu. O Japão está sujeito a frequentes terremotos devido à sua localização no Círculo de Fogo do Pacífico.

Grande terremoto atinge costa oeste do Japão

Os tremores começaram por volta das 16h no horário local (4h no Brasil), e alertas foram feitos ao longo de duas horas após o primeiro abalo sísmico. Outros tremores secundários também abalaram as áreas próximas.

Alerta de tsunami e tromba d’água

Esse é o maior alerta de tsunami já enviado à população desde aquele que aconteceu em 12 de março de 2011. Naquela época, o terremoto aconteceu na região de Sendai (também conhecida como Tohoku), ao leste do Japão, atingiu a magnitude preliminar de 9,1.

Diferentemente daquela época, o alerta de hoje estima que as ondas podem chegar de três a cinco metros de altura, segundo a agência meteorológica. Em 2011, o tsunami chegou a mais de dez metros de altura, deixando uma devastação de mais de 18 mil mortos e outros 160 mil desabrigados. Além do estrago feito pelo terremoto e pela tromba d’água, também houve o acidente nuclear na usina de Fukushima. Havia proteções para outras usinas nucleares, como Onagawa, mas as contenções de Fukushima ruíram com os abalos de terra, gerando um dos piores acidentes nucleares da história.

Impacto na região de Ishikawa

Os impactos do terremoto são sentidos nas áreas próximas, com a costa oeste do Japão enfrentando ondas gigantes e alerta de tsunami. As autoridades locais estão em estado de alerta máximo, preparando-se para possíveis danos e prejuízos. A magnitude preliminar do terremoto ainda está sendo calculada, enquanto os tremores secundários continuam a abalar a região.

*Com informações da Reuters, Associated Press e agências internacionais

Fonte: © Seu Dinheiro

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários