fbpx
Connect with us

Dinheiro

Mercados em recuperação: Bolsas internacionais preocupadas com juros afetam o cenário econômico – Mercados em destaque

Publicado

em

bolsa, economia, juros
© 2023 - Todos os direitos: © Seu Dinheiro

O Seu Dinheiro oferece insights para investir com inteligência, trazendo notícias e análises sobre finanças, economia e empresas.

DESTAQUE DO DIA: Os mercados globais estão reagindo aos temores de juros mais altos, o que está pressionando as bolsas internacionais. Na Ásia, os investidores aguardam ansiosamente os dados da China, enquanto o Japão enfrenta uma correção após um período de alta.

Enquanto isso, na Europa, os operadores financeiros estão analisando os últimos comentários das autoridades do BCE sobre a economia e os juros na região. É importante ressaltar que o Fórum Econômico Mundial está em andamento, e os investidores estão atentos às declarações das autoridades. A volatilidade nos mercados reflete a incerteza em relação aos próximos movimentos de juros.

Impacto dos mercados: Bolsas internacionais recuam de olho no futuro dos juros das principais economias do mundo; Ibovespa acompanha Haddad hoje

Por fim, a agenda de resultados dos EUA continua, com balanços do Goldman Sachs e do Morgan Stanley marcados para esta manhã.

Aqui no Brasil os olhos se voltam para o ministro da Economia, que vem tentando costurar um acordo sobre a reoneração da folha de pagamento.

Confira o que movimentou os mercados nesta terça-feira (16):

7h17 SALÁRIOS PERDEM FORÇA NO REINO UNIDO

A taxa de desemprego do Reino Unido permaneceu na mínima histórica de 4,2% no trimestre até novembro de 2023.

No entanto, o salário semanal médio, excluindo-se bônus, mostrou avanço anual de 6,6% no período.

Isso significa uma desaceleração em relação ao ganho de 7,2% registrado no trimestre até outubro.

7h16 TRUMP VENCE CAUCUS REPUBLICANO EM IOWA

O ex-presidente norte-americano Donald Trump venceu o caucus (isto é, a convenção partidária) do Partido Republicano no Estado de Iowa, realizado na noite de segunda-feira.

Trump venceu a indicação do partido no Estado por uma margem sem precedentes, informa a CNN.

Os eleitores republicanos enfrentaram uma onda de frio histórica para votar no caucus, que dá o pontapé inicial das primárias presidenciais nos EUA.

A votação ocorre em um momento no qual a candidatura de Trump é contestada em diversos Estados norte-americanos por causa da insurreição violenta de seus eleitores antes da posse de Biden, em janeiro de 2021.

7h14 O QUE ROLOU NOS MERCADOS ONTEM?

Hoje foi um dia de pregão com liquidez inferior à habitual para o Ibovespa. Mas, após uma manhã em queda, o índice inverteu o sinal e fechou em alta com o apoio de ações do setor de consumo – especialmente as do Pão de Açúcar, que saltaram 22% – e da Petrobras (PETR4).

O índice subiu 0,41% hoje, aos 131.520 pontos. Já o dólar à vista subiu 0,18%, cotado em R$ 4,8662.

O feriado pelo Dia de Martin Luther King nos Estados Unidos afastou os investidores norte-americanos de Wall Street neste início de semana. Já na Europa, onde os negócios foram realizados normalmente, as principais bolsas de valores caíram.

O desempenho negativo ocorreu após falas de dirigentes do Banco Central Europeu que indicam divergências entre os membros do órgão.

Enquanto o presidente do BC Alemão Joachim Nagel levantou a possibilidade de discussões sobre cortes no verão do hemisfério norte, em junho, o líder do Banco Central da Áustria, Robert Holzmann, afirmou que o BCE pode iniciar a queda dos juros apenas no próximo ano.

Com isso, as atenções locais se voltaram para Brasília. Sem grandes eventos macroeconômicos na agenda, o mercado concentrou-se no possível impacto da reoneração da folha de pagamento na economia.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, estariam em busca de uma saída para o impasse entre a arrecadação do governo e os custos trabalhistas para empresas brasileiras de 17 setores.

De acordo com informações do Broadcast, os dois conversaram por telefone hoje é a expectativa de Haddad para a reunião ‘é boa, como sempre’.

‘Nossa preocupação é com o orçamento aprovado’, afirmou ele, relembrando que o texto foi votado sem previsão do impacto que uma nova desoneração teria nas metas do governo — especialmente no objetivo de zerar o déficit primário ainda este ano.

‘O papel da Fazenda é harmonizar o orçamento com propostas aprovadas. Pedi para a Receita reestimar o impacto dos projetos que não estão no orçamento’, explicou Haddad, acrescentando que sua prioridade é entregar esse levantamento a Pacheco.

Confira o que movimentou os mercados nesta segunda-feira (15).

Compartilhe

Whatsapp Twitter Linkedin Facebook Telegram

Fonte: © Seu Dinheiro

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários