fbpx
Connect with us

Futebol

Qual será o impacto global da Superliga de Clubes da Europa e a Superliga de Clubes: Advogado analisa a decisão em relação aos clubes do Brasil?

Publicado

em

Torneio Europeu, Liga de Clubes, Torneio de Clubes da Europa, futebol europeu
Sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro Gazeta Press

Advogado fala com a ESPN sobre respiro, apoiantes, futuro, sistema piramidal, monopólio, contexto, diretrizes e extinção do passe.

A decisão do Tribunal Superior da Europa de que o controle do futebol europeu pela Uefa é um monopólio ilegal segundo a regulamentação da União Europeia trouxe novas esperanças para a Superliga de Clubes. As discussões sobre a legalidade do torneio estão longe de acabar, e os apoiantes da Superliga, como A22 Sports, continuam firmes em sua argumentação.

A batalha pelo reconhecimento da Superliga de Clubes como um torneio legítimo no cenário do futebol europeu está longe de terminar. A decisão do Tribunal Superior da Europa trouxe à tona uma série de questionamentos sobre a influência da Uefa e as leis europeias sobre liberdade de competição. A luta pelo espaço no mercado do futebol europeu continua fervorosa, com os clubes participantes buscando seu lugar no cenário do Torneio Europeu.

Impacto da decisão na Europa e no futebol brasileiro

A notícia sobre a mudança causou um grande impacto na Europa. Mas, quais serão as consequências para o futebol brasileiro? A ESPN entrevistou o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo, para saber a opinião dele sobre o assunto.

Impactos da decisão no futebol mundial

Os efeitos desta decisão abalam o sistema piramidal do futebol em todo o mundo, no qual a FIFA, as confederações continentais e as federações nacionais controlam exclusivamente o direito de organizar competições oficiais de futebol.

As palavras usadas pelo tribunal são claras e mostram a existência de um monopólio no sistema do futebol, e esse monopólio é considerado ilegal à luz das regras da União Europeia.

Consequências globais da decisão e o futuro do futebol

De acordo com o advogado, é uma questão de tempo até que outros continentes sofram transformações em suas ligas e a ideia da Superliga seja aplicada em escala mundial. Isso coloca em risco a influência de organizações como a UEFA e a FIFA nos próximos anos.

A partir de agora, os clubes de futebol na Europa têm a liberdade de criar competições entre si, sem depender da aprovação da UEFA ou da FIFA.

Também é importante considerar a possibilidade de que essas novas diretrizes sejam expandidas globalmente, mesmo que inicialmente se apliquem apenas aos países da União Europeia.

Expansão global e potencial impacto no futebol sul-americano

Poderíamos ver uma superliga envolvendo clubes do Brasil, México, Estados Unidos e Argentina? O tempo dirá, mas vale lembrar que o caso do Bosman começou na União Europeia e acabou se aplicando em nível global, levando à abolição do sistema de transferências.

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários