fbpx
Connect with us

Dinheiro

Valorização na bolsa: Cosan (CSAN3) protagoniza alta, acompanhada da Vale (VALE3)

Publicado

em

ações da Cosan, papéis da Cosan, holding de Rubens Ometto, banco prevê, forte potencial, potencial de valorização
© 2023 - Todos os direitos: © Seu Dinheiro

O Seu Dinheiro: notícias e análises sobre bolsa brasileira, valorização, taxas de juros, rating e rentabilidades. Invista com inteligência.

As ações da Cosan (CSAN3) estão em alta no pregão desta quinta-feira (11), impulsionadas pelo relatório positivo do Bank of America (BofA) que elogiou a holding de Rubens Ometto. Os acionistas da Cosan estão comemorando o bom desempenho da empresa na bolsa brasileira.

O relatório do BofA reafirma a recomendação de compra para os papéis da Cosan (CSAN3) e projeta um forte potencial de valorização, fixando o preço-alvo em R$ 32. Para os investidores, a holding de Rubens Ometto mostra-se promissora, com um cenário favorável para as ações da Cosan.

Previsões favoráveis para a Cosan (CSAN3) na Bolsa brasileira

A visão mais otimista para a empresa é explicada principalmente pelo impacto das quedas de juros e pelo valuation dos principais ativos da Cosan.

‘A Cosan é uma empresa de portfólio com investimentos em ativos insubstituíveis, altamente sensível a taxas de juros mais baixas e com forte potencial de valorização para seus principais ativos’, afirma o Bank of America (BofA).

Aliás, o banco prevê um forte potencial de valorização e tem classificação de compra para as três empresas nas quais a Cosan investe: Raízen (RAIZ4), Rumo (RAIL3) e Vale (VALE3).

A instituição projeta uma alta potencial de 29% para as ações RAIZ4, além de valorização de 28% para RAIL3 e 32% para VALE3.

Os papéis da Cosan subiam 0,62% na B3 por volta das 17h, negociados a R$ 19,34.

Previsão de impacto positivo para a Cosan (CSAN3) a partir da valorização da Raízen e Rumo

Na projeção do Bank of America, a Rumo e a Vale devem ser responsáveis pelos principais impulsos de lucros da Cosan no curto prazo.

Os analistas acreditam que o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Rumo deve crescer 25% em 2024 com maiores rentabilidades devido à relação favorável de oferta e demanda para o transporte de grãos no Brasil.

Na Vale, os preços do minério de ferro devem permanecer elevados no primeiro trimestre deste ano e ajudar os números da empresa.

‘A Cosan vem desfazendo parte da estrutura de derivativos utilizada para financiar a aquisição da participação de 4,9% na Vale, o que poderia aumentar a visibilidade do balanço patrimonial e dos dividendos, o que deve ser bem recebido pelos investidores.’

Potenciais catalisadores para a valorização das ações da Cosan (CSAN3)

Além disso, o processo de eleição do CEO da Vale deve começar este mês, e o ex-CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães, é um potencial candidato à vaga. Caso Guimarães seja eleito, a expectativa é que a Cosan tenha um papel mais ativo na mineradora.

Já no médio prazo, os analistas enxergam três potenciais catalisadores para as ações da Cosan. O primeiro deles é o aumento da produção do negócio de etanol de segunda geração (E2G) da Raízen e a sustentabilidade de rendimentos muito mais elevados de cana-de-açúcar.

Segundo o BofA, os resultados de curto prazo da Raízen devem ser impactados negativamente pelos preços mais baixos do etanol e dos combustíveis, mas o Ebitda deve crescer em 2024 devido a melhores rendimentos de cana, maiores volumes de moagem e margens de distribuição de combustíveis mais estáveis.

O banco ainda destaca a expansão da Rumo em Mato Grosso e o aumento tarifário até 2028. Além disso, a potencial listagem na bolsa e um evento de liquidez das empresas privadas Compass e Moove poderia desbloquear valor para a Cosan (CSAN3).

Fonte: © Seu Dinheiro

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários