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Indústria têxtil defende taxação de compras internacionais com previsões conservadoras para 2024 – Shein, AliExpress e Shopee na mira

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Setor têxtil, fábricas de vestuário, indústria de confecção
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A indústria têxtil enfrenta o desafio de se recuperar de um ano difícil, com a competição acirrada das importações online. Os números de 2023 foram decepcionantes para as empresas do ramo, que agora buscam alternativas para impulsionar o mercado interno e se proteger da concorrência estrangeira.

A forte presença de produtos importados no mercado nacional tem impactado diretamente as fábricas de vestuário, que buscam medidas para proteger a indústria de confecção. A taxação de pequenos pedidos em plataformas estrangeiras é uma das propostas em debate para reequilibrar a competição no setor têxtil.

Desafios e perspectivas para a Indústria Têxtil em 2024

Assim, a previsão da Abit, entidade que representa a indústria têxtil, é de reação tímida em 2024, com crescimento entre 0,5% e 0,9% da produção, depois do tombo do ano passado.

Setor Têxtil enfrenta desafios em meio à concorrência estrangeira

Segundo as últimas estatísticas, feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e relativas a outubro, há uma queda em 12 meses de 8,4% nas vendas de tecidos, vestuário e calçados. Na produção, houve, em igual período, recuo de 9,3% nas fábricas de confecção de artigos de vestuário e acessórios.

  • Leia também: A maior oferta da Shein: varejista das ‘blusinhas’ prepara IPO bilionário em Nova York;

Impactos das Encomendas em Sites e a Isenção de Imposto na Indústria Têxtil

Diretor-superintendente da Abit, Fernando Pimentel diz que o reforço nos programas sociais, a recuperação do emprego e a inflação mais comportada não ajudaram o suficiente diante dos estragos causados pelas importações de roupas.

Concorrência estrangeira e a necessidade de adaptação da Indústria Têxtil

Ele diz que, em 2024, a melhora de desempenho vai depender da isonomia tributária com as plataformas internacionais de e-commerce.

Encomendas em Sites e a Isenção de Imposto: Desafios e Perspectivas

Essa reivindicação foi em parte atendida com o lançamento em agosto do programa Remessa Conforme, pelo qual impostos sobre as importações passaram a ser cobrados antes da chegada da mercadoria ao consumidor.

O programa mudou a regra anterior que deixava a porta aberta à sonegação, pois os tributos eram cobrados apenas após a chegada dos produtos no Brasil, sendo que a Receita Federal não era previamente informada das encomendas.

Setor Têxtil busca equilíbrio diante da concorrência estrangeira e desafios tributários

No entanto, pequenas encomendas em sites internacionais, num limite de US$ 50, ficaram isentas do imposto federal.

Desafios e Estratégias para a Indústria Têxtil Brasileira

Na última sexta-feira (29), ao se manifestar contra a medida provisória que acaba gradualmente com a desoneração da folha de pagamentos, que tinha o setor entre as 17 atividades beneficiadas, a Abit disse ser difícil compreender a isenção das pequenas encomendas quando o objetivo é zerar o déficit das contas públicas.

Desafios e Oportunidades para a Indústria Têxtil diante da Competição Internacional

Conforme estimativas da Abit, as encomendas de produtos estrangeiros em sites passaram de 200 milhões em 2023, depois de marcar um número já expressivo em 2022: 178 milhões. Mais da metade das compras nessas plataformas (57%) vem da China, sendo que as roupas representam o item mais comprado pelos brasileiros.

Adaptação da Indústria Têxtil: Desafios e Estratégias em 2024

Por conta desses números, 77% das empresas do setor têxtil e de confecção apontam a concorrência com produtos importados sem a devida isonomia tributária como o maior desafio deste ano. O dado, que faz parte de uma enquete feita pela Abit com empresários dessa indústria, superou a preocupação, citada por 55% dos participantes da pesquisa, com a elevada carga tributária.

Desafios e Perspectivas na Adaptação da Indústria Têxtil em 2024

O levantamento ainda mostra que 48% dos empresários veem uma tendência positiva para os negócios neste ano, apontando motivos como a realização de investimentos para ganhar participação de mercado e adaptações feitas pelas companhias para superar adversidades.

Indústria têxtil brasileira busca se adaptar às mudanças no mercado em 2024

Pimentel pondera, no entanto, que o otimismo é cauteloso. ‘Não temos a expectativa de que 2024 será pior do que 2023, mas tampouco esperamos um ano de exuberância no consumo.’

Conforme a enquete, realizada pela Abit entre os dias 21 de novembro e 1º de dezembro, com 101 respostas, 57% das fábricas de produtos têxteis pretendem adotar novas tecnologias nos processos produtivos independentemente do cenário de negócios. A leitura é de que o setor está preocupado em melhorar sua produtividade para competir com os concorrentes estrangeiros.

Setor têxtil busca inovação e modernização diante da concorrência estrangeira e desafios de mercado

Também é grande o interesse, manifestado por 76% dos empresários, de iniciar ou ampliar esforços de vendas por meios digitais. Esse objetivo se baseia na avaliação de que o setor também precisa usar as plataformas de comércio eletrônico para chegar a mercados internacionais, a exemplo do que faz a concorrência estrangeira no Brasil.

Desafios e Oportunidades para a Indústria Têxtil em 2024

Já a intenção de ampliar ou abrir novas fábricas, que depende mais do crescimento do mercado, é citada por apenas 17% das empresas, ou 24% se o cenário melhorar. ‘O mercado está meio travado e existe uma concorrência grande das importações. A empresa investe, então, em modernização para melhorar a sua competitividade. Ampliação de capacidade, no entanto, vai depender do crescimento do consumo’, observa o presidente da Abit.

*Com informações do Estadão Conteúdo

 

Fonte: © Seu Dinheiro

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