fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Inmet emite novo alerta de onda de calor: Alta temperatura no país e previsão até domingo

Publicado

em

calor intenso, temperaturas altas, aumento de temperatura
Inmet põe mais áreas do estado do Rio de Janeiro em alerta para onda de calor. — Foto: Inmet/Reprodução Onda de calor começa na quinta-feira (14) — Foto: Inmet/Reprodução Aquecimento global é natural? Não tem nada que a gente possa fazer? - Todos os direitos: G1

País terá dois alertas de onda de calor vigentes, com o chamado aviso amarelo emitido pelo Inmet para 5 dias consecutivos, seguido por um alerta vermelho por mais 5 dias. Veja previsão para todo o país.

Uma onda de calor atinge diversas regiões do Brasil, com previsão de temperaturas de até 42°C em estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ‘perigo’, válido até as 19h do próximo domingo (17), abrangendo 15 estados e o Distrito Federal.

A situação de calor intenso também atinge o estado do Rio de Janeiro, onde as temperaturas devem chegar a 36ºC. O termo ‘onda de calor’ é usado quando há um aumento de temperatura de 5ºC acima da média mensal, podendo trazer riscos à saúde e ao bem-estar da população.

Alerta de Onda de Calor Emitido para 15 Estados e Distrito Federal

Com isso, o país terá dois alertas de onda de calor vigentes, já que o anterior, emitido para 15 estados e o Distrito Federal permanece válido (veja mais abaixo). Esses locais têm inclusive a classificação de perigo, intensidade superior na escala do Inmet.

Onda de Calor: Perigo e Intensidade

Entenda a diferença:

Patrocinado

🔥 O termo ‘onda de calor’ é usado quando há um aumento de temperatura de 5ºC com relação à média mensal.

  1. 🟡 Quando há a persistência desse padrão de 2 a 3 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de ‘perigo potencial’, o chamado aviso amarelo, como o válido para a cidade do Rio de Janeiro.
  2. 🟠 Já quando há a persistência desse padrão de 3 a 5 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de ‘perigo’, o chamado aviso laranja, como o que atinge grande parte do país ao longo desta semana.
  3. 🔴 Por último, quando há a persistência desse padrão por mais de 5 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de ‘grande perigo’, o chamado aviso vermelho. Em novembro, um alerta do tipo vigente.

Alerta de Onda de Calor: Notificações Específicas

Ao longo desta semana, Cuiabá (MT), por exemplo, pode registrar máximas de 40ºC. Em Campo Grande (MS) a situação também é semelhante: a capital sul-mato-grossense tem previsão de sol e poucas nuvens até o domingo, com a temperatura máxima em torno de 39ºC.

Outro destaque fica para a região Sul. Porto Alegre (RS) tem previsão de 42°C no domingo, com poucas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Por outro lado, no Rio de Janeiro, onde o fenômeno vai ser menos intenso, os termômetros não devem passar dos 36ºC.

Previsão Completa de Temperaturas para as Capitais

Veja os destaques de temperatura, ainda segundo o Inmet:

Porto Alegre (RS):

Patrocinado
  • Sexta (15): máxima de 39°C e mínima de 24°C.
  • Sábado (16): máxima de 36°C e mínima de 23°C.
  • Domingo (17): máxima de 24°C e mínima de 42°C.

Cuiabá (MT):

  • Sexta (15): máxima de 39°C e mínima de 29°C.
  • Sábado (16): máxima de 40°C e mínima de 29°C.
  • Domingo (17): máxima de 40°C e mínima de 28°C.

Campo Grande (MS):

  • Sexta (15): máxima de 37°C e mínima de 24°C.
  • Sábado (16): máxima de 38°C e mínima de 23°C.
  • Domingo (17): máxima de 39°C e mínima de 24°C.

Confira a Previsão Completa para TODAS as Capitais, segundo o Inmet:

VÍDEO: Aquecimento global é natural? Não tem nada que a gente possa fazer?

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Patrocinado
Comentários