fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Março: Tendências climáticas apontam possíveis ondas de calor, chuvas abaixo da média e fim de verão ‘abafado’ no Brasil

Publicado

em

mês de março, último mês do verão, mês
Mapas mostram tendência de chuvas abaixo da média e calor para o mês de março. — Foto: INMET Após seca histórica, Rio Negro, no Amazonas, volta a se recuperar - Todos os direitos: G1

El Niño continuará em março, mas com menor intensidade. Consequências para o clima no Brasil não devem ser tão intensas como meses anteriores. (climatempo, águas aquecidas)

Março é o mês que marca o início da transição do verão para o outono, trazendo consigo mudanças significativas no clima. A influência das águas aquecidas do Oceano Atlântico sobre as condições de chuvas e temperatura torna-se mais notável, impactando as regiões do país de diferentes formas.

Prevê-se que mais frentes frias se aproximem, o que resultará na formação de sistemas de chuva ao longo do mês de março. Com a previsão de chuvas abaixo da média, a recuperação dos rios na Amazônia será um processo lento e gradual, tornando-se um desafio para a região.

Previsões meteorológicas para o mês de março

🔥Os meteorologistas alertam para a possibilidade de novas ondas de calor, com entrada de massas de ar quente vindas de países vizinhos como Argentina e Paraguai. A umidade elevada favorece as condições de tempo abafado, especialmente no último mês do verão, no mês de março. Há previsão de pancadas mais pontuais de chuva no Sudeste, e chuvas abaixo da média em grande parte do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

👉 As principais tendências para o mês de março, segundo a Climatempo, incluem a presença de calor em boa parte do país, com umidade favorecendo o tempo abafado, bem como possibilidade de ondas de calor em áreas do Sul, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. Também é prevista a maior frequência de entrada de frentes frias no país, com aproximação de três ou quatro sistemas ao longo do mês, e pancadas de chuva características do verão na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte, especialmente na primeira quinzena do mês. Além disso, são esperados volumes elevados de chuva no Norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e interior do Nordeste, com chuvas mais irregulares no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, e região amazônica com chuvas abaixo da média, com recuperação lenta e gradual do nível dos rios.

Mudanças climáticas durante o mês de março

Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, prevê que o fenômeno El Niño deve seguir atuando ao longo de março, mas com menor intensidade. Ele explica que o aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do oceano Pacífico gera um impacto direto no aumento da temperatura global e que a tendência é de enfraquecimento do fenômeno durante o mês, com entrada na fase neutra a partir de abril, assim como a influência das águas aquecidas do Oceano Atlântico no regime de chuvas e calor em março.

Impacto do clima nas diferentes regiões do Brasil

Sul

🌡️Temperatura: O tempo deve ficar muito abafado em todo o Sul, com calor sentido de forma mais intensa no Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná.

🔥Onda de calor: Um sistema de baixa pressão deve manter o ar quente entre o Paraguai e o norte da Argentina, com possibilidade de eventos de calor intenso, principalmente no norte e oeste do Paraná, na primeira quinzena do mês.

🌧️ Chuvas: As chuvas serão irregulares na região, com possibilidade de chuvas intensas entre o Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e sul do Paraná.

❄️ Frentes frias: As frentes frias ficarão mais frequentes na segunda quinzena, com mais ar frio chegando ao Rio Grande do Sul.

🌀 Ciclones: O maior contraste térmico na segunda quinzena aumenta as chances da formação de áreas de baixa pressão e ciclones extratropicais, provocando agitação marítima e ventos fortes nas regiões costeiras.

Sudeste

🌡️Temperatura: As temperaturas seguirão altas e acima da média, principalmente no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

🌧️ Chuvas: As chuvas continuarão se concentrando no leste e norte da região, com períodos de veranico se alternando com períodos mais úmidos.

❄️ Frentes frias: Três ou quatro frentes frias passarão próximas à região, com trajetórias mais oceânicas e noites mais frias no fim do mês.

Centro-Oeste

🌡️Temperatura: As temperaturas continuarão altas e acima da média, com destaque para o norte do Mato grosso e quase todo o Mato Grosso do Sul.

🔥Onda de calor: Há a possibilidade da ocorrência de ondas de calor ao longo do mês.

🌧️ Chuvas: As chuvas ficarão acima da média em boa parte do centro-leste de Goiás e no Distrito Federal, e abaixo do normal no oeste de Goiás, norte do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul.

Nordeste

🌡️Temperatura: Os termômetros continuarão a registrar temperaturas acima da média, com excesso de umidade e dias de calor mais intenso menos frequentes.

🌧️ Chuvas: A chuva seguirá aumentando entre o litoral de Alagoas e o Rio Grande do Norte, com risco de temporais em Salvador.

Norte

🌡️Temperatura: A previsão é de tempo abafado em todas áreas, com destaque para Amazonas, oeste do Pará e Roraima.

🌧️ Chuvas: A chuva aumentará gradualmente na região, mas os volumes ainda ficarão abaixo da média para o mês, com níveis de rios entre a média e ligeiramente abaixo.

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários