fbpx
Connect with us

Futebol

Motivos para a incrível vitória incontestável do Fluminense no campeonato mundial

Publicado

em

Tricolor
Fernando Diniz comemora o título da Libertadores com o troféu e jogadores do Fluminense após vitória sobre o Boca Juniors na final no Maracanã Getty Marcelo e Felipe Melo comemoram vitória do Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images Pep Guardiola técnico do Manchester City James Gill - Danehouse/Getty Images Kai Havertz e Romelu Lukaku comemorando o título do Chelsea no Mundial de Clubes Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images

Treinador brasileiro fala sobre a final, resposta às críticas e rodízio de jogadores. Entrevista aconteceu em meio à pressão das redes sociais.

É chegada a hora da verdade para o Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras, que vem fazendo uma temporada histórica em 2023, tem a oportunidade de tornar o ano ainda mais especial nesta sexta-feira (22), quando enfrenta o Manchester City pela final do Mundial de Clubes.

Enquanto muitos acham improvável a conquista sobre um dos melhores times do mundo e outros acreditam no título inédito para o Fluminense, o ESPN.com.br selecionou alguns motivos para acreditar – e desacreditar – no troféu. Será uma batalha épica para o Tricolor conquistar essa vitória histórica.

Por que o Fluminense será campeão?

O Dinizismo

O principal motivo que enche os torcedores do Fluminense de esperança é o estilo de jogo adotado por Fernando Diniz. O treinador, que gosta de valorizar a posse de bola, com muitos passes e uma estratégia de envolver os adversários, não costuma mudar suas convicções de acordo com os rivais. Isso indica que o Flu não terá

medo

de encarar o Manchester City de igual para igual e certamente criará dificuldades para o time inglês.

Desfalques do City e estrela de John Kennedy

Não há dúvidas que o City é um dos times mais fortes do mundo todo e certamente é melhor que o Fluminense ou qualquer equipe brasileira. Contudo, o fato de estar desfalcado de Haaland, De Bruyne e Doku – três de seus principais jogadores – certamente é algo que interessa ao Flu e torna a vitória mais possível.

Os brasileiros, por outro lado, além de estarem com os principais jogadores à disposição, ainda contam com uma grande arma no banco de reservas, John Kennedy, atacante que mostrou ter estrela, ao ser importantíssimo em duelos decisivos na CONMEBOL Libertadores e também na semifinal do Mundial.

Sequência insana de jogos dos ingleses

Além dos desfalques já confirmados, o City pode entrar em campo também sem outros jogadores importantes, já que Guardiola costuma adotar o rodízio de atletas e é provável que escale um time diferente da semifinal, contra o Urawa Reds, pensando também que a equipe ainda disputa mais dois jogos da Premier League antes da virada do ano.

Resposta‘ à imprensa inglesa

Dois dias antes da final, o jornal britânico The Telegraph criou uma polêmica para lá de desnecessária, chamando o Fluminense de

time de ex-jogadores

por conta da idade bastante avançada de atletas como Marcelo, Felipe Melo, Fábio, Samuel Xavier, Ganso, Keno e Germán Cano, todos acima dos 33 anos.

Nesta quinta, Felipe Melo deu uma dura resposta à publicação, que além de dizer que

nunca tinha ouvido falar do jornal

e ainda afirmou:

As redes sociais, dentre muitas coisas, servem para dar voz a muitos idiotas, como esse que acabou falando essa grande besteira

.

De desacreditado a campeão

O fato de chegar desacreditado também é algo que não atrapalha o Fluminense na final, já que foi exatamente dessa forma que a equipe conquistou os títulos do Campeonato Carioca e da Libertadores em 2023. No estadual, o Tricolor perdeu o primeiro jogo da decisão, contra o Flamengo, e conseguiu uma grande goleada na volta.

Já no torneio continental, o Flu não era apontado como um dos favoritos ao título, mas foi crescendo e

calou

a todos ao ficar com a taça.

Por que o Fluminense não será campeão?

O próprio Dinizismo

Ao mesmo tempo em que o estilo do treinador é algo diferente do

mais do mesmo

que vemos no Brasil atualmente, ele também é prejudicial algumas vezes, já que o time acaba errando mais do que os outros. Algo perigoso, ainda mais que o rival desta sexta é o poderoso Manchester City.

O maior da história?

Por falar em treinadores, o que podemos dizer de Pep Guardiola? O espanhol, revolucionário nos últimos anos, é um grande colecionador de títulos. Por onde passa, ele cria times fortíssimos e quase imbatíveis, dominando completamente os torneios que disputa. Há quem aponte Guardiola como o maior técnico de todos os tempos.

A diferença de nível dos jogadores

Se o Brasil é considerado o país do futebol, essa realidade é bem distante quando tratamos de clubes. As equipes europeias possuem muito mais dinheiro e, por isso, conseguem times muito mais fortes. De acordo com a Sports Value, o elenco atual do Fluminense está avaliado em R$ 381 milhões, valor infinitamente menor que todos os jogadores do Manchester City somados, com valor estipulado em estrondosos R$ 7,4 bilhões.

Atacante ‘campeão de tudo’

Se o Flu tem em John Kennedy o seu grande amuleto, o Manchester City conta com o argentino Julián Álvarez como um grande diferencial. Com apenas 23 anos, o atacante possui em seu currículo os títulos da Copa do Mundo, Libertadores, Uefa Champions League, Premier League, Copa América, entre várias outras taças. O Mundial de Clubes é uma das que falta, ao menos até esta sexta-feira.

Histórico pesa a favor de europeus

Desde que o Mundial de Clubes passou a ser disputado por times de todos os continentes, a Europa domina completamente o torneio. Tanto é que apenas São Paulo, Internacional e Corinthians conseguiram impedir os títulos de equipes do

velho continente

. O último deles foi o Alvinegro, em 2012. De lá para cá, apenas europeus foram campeões. Será que o Manchester City será mais um?

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários