fbpx
Connect with us

Futebol

OPINIÃO: Comercialização da polêmica Superliga é quase uma bobagem – Entenda por quê!

Publicado

em

competição independente, torneio, futebol europeu, Superliga de fato, torneio, critérios e formatos anunciados em 2021, clubinho fechado, competição, competição continental, futebol está à venda, Champions League, liga absolutamente artificial
Superliga Europeia e entidades do futebol europeu e internacional travam batalha na Justiça Arte/ESPN

Uefa e Fifa não poderão punir clubes que decidam criar uma competição independente. Possibilidade de acesso e desempenhos serão impactados.

A Corte Europeia de Justiça decidiu que Uefa e Fifa não poderão punir clubes que decidam criar uma competição independente como a polêmica Superliga, um projeto que gerou muita controvérsia em abril de 2021, quando foi arquitetado e divulgado por alguns dos principais times do continente. A decisão da Corte repercutiu fortemente no mundo do futebol, levantando questões sobre o futuro do esporte e a possibilidade de surgimento da Superliga de fato.

Logo após o anúncio da decisão da Corte, começaram as discussões a respeito do quanto a criação da tal Superliga, se ela de fato vier a acontecer, trará benefícios e prejuízos ao futebol europeu e seus principais clubes. Muitos questionam se a formação de um ‘clubinho fechado’ para uma nova competição independente irá prejudicar a tradicional Champions League, transformando o futebol europeu em uma competição continental fragmentada ou se será apenas mais uma liga absolutamente artificial.

Discussão atual sobre Superliga

É uma conversa que, atualmente, parece ter pouco relevância em primeiro lugar porque é improvável, no atual contexto, que a Superliga realmente aconteça em um futuro próximo. A decisão da Corte, clubes, instituições relevantes futebol europeu.

Em primeiro lugar, porque é improvável, no contexto atual, que a Superliga de fato venha a acontecer num curto prazo. Após a decisão da Corte, diversos clubes (alguns deles integrantes projeto original), ligas nacionais e instituições relevantes futebol europeu. Apressaram-se em manifestar posicionamento contrário. Foi exemplo Atlético de Madrid, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Internazionale, Manchester City, PSG, Roma, Premier League, Serie A e LALIGA, além Associação de Clubes Europeus (ECA).

As exceções foram, como já ocorre há algum tempo, Real Madrid e Barcelona, cujos fortes comunicados propõem retomada de discussões sobre a realização do torneio levou presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, a ironizar uma possível e fantástica competição com dois clubes.

Clubes e ligas manifestam oposição

As exceções foram, como já ocorre há algum tempo, Real Madrid e Barcelona, cujos fortes comunicados propõem retomada de discussões levou presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, a ironizar uma possível e fantástica competição.

Atlético de Madrid, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Internazionale, Manchester City, PSG, Roma, Premier League, Serie A e LALIGA, além da Associação de Clubes Europeus. As exceções foram, Real Madrid e Barcelona. Uma interessante reviravolta que revela o posicionamento de vários clubes, ligas nacionais e instituições relevantes do futebol europeu.

Após a decisão da Corte, diversos clubes (alguns deles integrantes do projeto original), ligas nacionais e instituições relevantes

Formato e realização da Superliga

Em primeiro lugar, porque é improvável, no contexto atual, que a Superliga de fato venha a acontecer num curto prazo. Após a decisão da Corte, diversos clubes (alguns deles integrantes do projeto original), ligas nacionais e instituições relevantes do futebol europeu apressaram-se em manifestar posicionamento contrário.

Ainda nesta quinta, a A22 Sports Management, empresa contratada para cuidar da criação da Superliga, divulgou em seu site um esboço de como seria o novo formato do torneio. Esboços já previam três divisões com acesso e descenso, além da possibilidade de classificação de times através de resultados nas ligas nacionais.

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários