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Rastreamento e otimização de vendas através do WhatsApp

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Publicado em 06 de abril de 2024 em TI e Programação



Em meu estabelecimento, adoto um método de vendas dividido em duas fases: inicialmente, desenvolvo anúncios no Meta Ads e os vinculo ao whatsapp como destino. Os interessados visualizam a publicidade de meu comércio no instagram ou no facebook (ela é veiculada em ambas as redes sociais) e, em seguida, clicam no botão ‘enviar mensagem no whatsapp‘.

Dessa forma, consigo facilitar a negociação com os clientes, tornando as transações mais ágeis e eficazes. A estratégia de direcionar o público diretamente para o whatsapp otimiza o processo de comercialização, proporcionando uma experiência de compra mais fluída e personalizada.

Utilização do aplicativo do WhatsApp para impulsionar as vendas

Quando elas clicam são redirecionadas para o aplicativo do whatsapp onde lhes é exibido uma mensagem padrão que eu cadastro na hora de criar o anuncio. Essa mensagem elas enviam para o whatsapp e ai iniciamos o atendimento. Dentro dos anuncios eu tenho alguns criativos e no momento tem um que traz muita mensagem e, quando a pessoa clica no botão ‘enviar mensagem no whatsapp’ aparece a opção de enviar ‘Oi, gostaria de mais informações’. Normalmente as pessoas enviam essa mensagem e nós continuamos o atendimento. As vezes, elas optam por apagar e enviar algo ao seu gosto como ‘Olá’.

Processo de vendas e otimização através de métricas e tags

A partir daí continuamos o atendimento. No Meta Ads eu consigo saber qual conjunto de anuncios e qual criativo leva mais pessoas para o meu whatsapp, ou seja, quais anuncios me trazem mais possíveis clientes. Lá a métrica que acompanhamos é o Custo por mensagem iniciada no whatsapp. A partir do momento que o cliente entra no whatsapp e começa a conversar com a gente, ficamos sem quaisquer métricas. Detalhe, eu utilizo o sistema de automação de whatsapp ‘Chatguru’. Esse sistema me permite criar automações para atender mais rapidamente meu cliente. Ele também nos permite inserir tags em cada lead para categorizá-los.

Desafios na identificação dos anúncios mais eficazes em vendas

Acontece que o sistema é muito carente de dados e eu preciso de mais dados para otimizar o processo de vendas do meu time comercial. Meu desafio é descobrir quais anúncios estão me trazendo mais venda e não só os anúncios que levam mais pessoas ao WhatsApp, como consigo ver pelo Meta Ads. Eu entendo que certos anuncios podem levar muitas pessoas porém nao gerar nenhuma venda, então preciso descobrir quais anuncios trazem mais venda.





O conteúdo desse artigo foi ajustado pra uma melhor leitura! No site oficial do Workana onde está o projeto, você encontrará as informações originais. Aqui o link para esse projeto: https://www.workana.com/job/rastreamento-de-vendas-pelo-whatsapp?ref=projects_1

Fonte: © Workana LLC

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