fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Aquecimento global atinge marca histórica de 1,5 ºC e os impactos das alterações climáticas: o que isso significa?

Publicado

em

elevação da temperatura, alterações no clima, impactos do clima, variação do clima, mudanças climáticas
Líderes mundiais prometeram em 2015 tentar limitar aumento da temperatura a longo prazo a 1,5 ºC — Foto: Getty Images via BBC Aumentos de temperatura ultrapassam 1,5 ºC durante todo o ano — Foto: BBC Temperaturas oceânicas mais altas já registradas — Foto: BBC Entenda a crise do clima em gráficos e mapas - Todos os direitos: G1

Limitar o aumento da temperatura global abaixo de 1,5ºC é essencial para reduzir os impactos das mudanças climáticas e cumprir metas do Acordo de Paris.

Recentemente, foi anunciado que os níveis de aquecimento global atingiram um aumento superior a 1,5 ºC ao longo de um ano inteiro, de acordo com o serviço climático da União Europeia.

Essa elevação da temperatura representa um desafio para os líderes mundiais, que se comprometeram em 2015 a tentar limitar o aumento da temperatura a longo prazo a 1,5 ºC em comparação com os níveis pré-industriais, algo fundamental para evitar os impactos mais nocivos do aquecimento global no planeta. As mudanças climáticas estão se tornando cada vez mais evidentes e é urgente tomar medidas para frear esses efeitos nocivos.

Aquecimento global: ações urgentes podem retardar o aumento da temperatura

Ações urgentes para reduzir as emissões de carbono ainda podem retardar o aquecimento global, dizem os cientistas.

‘Superar [1,5 ºC de aquecimento] em uma média anual é significativo’, diz a professora Liz Bentley, executiva-chefe da Royal Meteorological Society do Reino Unido.

‘É mais um passo na direção errada. Mas sabemos o que temos que fazer.’

Limitar o aquecimento a longo prazo a 1,5 ºC acima dos níveis ‘pré-industriais’ — antes que os seres humanos começaram a queimar grandes quantidades de combustíveis fósseis — virou um símbolo fundamental dos esforços internacionais para combater as mudanças climáticas.

Um relatório da ONU de 2018 afirmou que os riscos das mudanças climáticas — como ondas de calor intensas, subida do nível do mar e morte da vida selvagem — eram muito mais elevados com um aquecimento de 2 ºC do que com 1,5 ºC.

Mas as temperaturas continuaram crescendo em um ritmo preocupante, como mostram os dados do Serviço de Alterações Climáticas Copernicus da União Europeia do ano passado, ilustrados no gráfico abaixo. O período de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024 teve aquecimento de 1,52 ºC.

Esta violação de um ano não é uma grande surpresa. Janeiro foi o oitavo mês consecutivo com recorde de calor.

Um grupo científico, o Berkeley Earth, afirma que o ano de 2023 ficou com temperatura de mais de 1,5 ºC acima dos níveis pré-industriais. Outras entidades científicas, como a Nasa, esti…

O impacto das alterações climáticas e o papel do serviço climático

Em uma média anual, superar a marca de 1,5 ºC de aquecimento é significativo e representa mais um passo na direção errada. Mas isso não significa que sabemos o que temos que fazer. Como mostra o gráfico abaixo, as temperaturas continuaram crescendo em um ritmo preocupante. Isso é particularmente alarmante, dado que as temperaturas do oceano normalmente não atingem o pico antes de mais ou menos um mês.

Por que a meta de 1,5 ºC foi quebrada em 2023?

O El Niño também contribuiu para o aquecimento global e desde o segundo semestre de 2023, as temperaturas médias globais do ar começaram a exceder 1,5 °C de aquecimento quase diariamente. O El Niño deve durar ao menos até abril de 2024, aponta Organização Meteorológica Mundial.

Por causa das atividades humanas, as temperaturas continuarão crescendo nas próximas décadas, a menos que sejam tomadas medidas urgentes.

‘As reduções rápidas nas emissões de gases com efeito de estufa são a única forma de travar o aumento das temperaturas globais’, diz Samantha Burgess, diretora adjunta do Copernicus.

É possível impedir o aquecimento global?

No atual ritmo de emissões, o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento a 1,5 ºC como uma média de longo prazo — em vez de um único ano — poderia ser ultrapassado já na próxima década.

Contudo, os impactos das alterações climáticas continuariam se acelerando — como mostram as ondas de calor extremas, as secas, os incêndios florestais e as inundações ao longo dos últimos 12 meses.

Meio grau a mais — a diferença entre 1,5 ºC e 2 ºC de aquecimento global — também aumenta enormemente os riscos de se ultrapassar os chamados ‘pontos de inflexão’.

Estes são os limites dentro do sistema climático que, se ultrapassados, poderão levar a mudanças rápidas e potencialmente irreversíveis. Terra está perto de atingir 5 pontos de não retorno; veja quais são e entenda a crise em gráficos

Mas os pesquisadores fazem questão de ressaltar que os humanos ainda podem mudar a trajetória de aquecimento do mundo.

O mundo registou alguns progressos, com tecnologias verdes, como as energias renováveis e os veículos elétricos. Isto significa que alguns dos piores cenários de um aquecimento de 4 ºC ou mais neste século — considerados possíveis há uma década — são agora considerados muito menos prováveis, com base nas políticas e nos compromissos atuais.

‘A tragédia não é inevitável.’

Gráficos de Erwan Rivault.

A situação do aquecimento global em 2023: um fenômeno natural?

A tendência de aquecimento a longo prazo é inquestionavelmente provocada pelas atividades humanas — principalmente pela queima de combustíveis fósseis, que liberta gases que aquecem o planeta, como o dióxido de carbono. Isso também é responsável pela maior parte do calor do ano passado.

Definir pontos de inflexão no clima mundial é de extrema importância para compreender os riscos das mudanças climáticas.

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários