fbpx
Connect with us

Futebol

Coach do desafeto de Ronaldo Fenômeno lidera seleção nº 91 do ranking rumo à vaga inédita na Copa da Ásia 2023

Publicado

em

torneio de seleções, Mundial asiático
Héctor Cúper reage a lance de jogo da Síria na Copa da Ásia Giuseppe CACACE / AFP

Héctor Cuper fez história no comando do selecionado da Síria, classificada no mata-mata da Copa da Ásia.

A Síria se juntou à Palestina como uma das seleções que protagonizaram um dos momentos mais emocionantes do mundo do esporte nesta terça-feira (23), ao garantir a classificação à Copa da Ásia com vitória por 1 a 0 sobre a Índia, no Qatar.

A vaga inédita à fase final do torneio de seleções causou emoção, a ponto do tradutor do técnico Héctor Cúper se emocionar e chorar ao lado de um dos repórteres que entrevistava o comandante da equipe. A participação da Síria na Mundial asiático promete ser histórica e emocionante para os fãs de futebol da região.

Héctor Cúper e a Polêmica com Ronaldo Fenômeno

Cúper, por sinal, é o grande nome dessa seleção. A quem não se lembra, o técnico argentino é um público desafeto de Ronaldo

Fenômeno

, hoje dono do Cruzeiro e um dos maiores jogadores da história do Brasil.

Os dois trabalharam juntos na Inter de Milão entre 2001 e 2002. Na ocasião, Ronaldo se recuperava de uma grave cirurgia no joelho direito, que o tirou por um ano e meio dos campos e ameaçou sua presença na Copa do Mundo de 2002.

A crise entre o Fenômeno e Cúper aconteceu justamente pela demora do técnico em aproveitar o atacante na Inter de Milão, que à época brigava pelo título do Campeonato Italiano. Ronaldo se sentia em condições de voltar a jogar, ajudar a equipe na corrida pela conquista e também se preparar para jogar o Mundial, o que apenas aumentou as diferenças entre os dois.

É uma assombração, porque eu trabalhei com ele na Inter e minha história na Inter terminou muito mal por causa dele. A gente não tinha uma boa relação

, admitiu Ronaldo, em entrevista ao SporTV, em 2018.

Eu nunca pensava em permitir chegar para presidente e pedir entre eu ou o treinador. Nesse dia, eu fui e, para a minha surpresa, o presidente escolheu o treinador. O que, por outro lado, foi maravilhoso porque eu pude jogar no Real Madrid. Mas esse, sem dúvidas, foi o pior treinador que eu tive

.

Cúper e sua Carreira após a Inter de Milão

Cúper deixou a Inter de Milão em 2003 e seguiu sua carreira. Passou por Mallorca, Betis, Parma e outros clubes menores até começar a se aventurar por seleções.

Dirigiu primeiro a Geórgia, entre 2008 e 2009, até ter a chance de comandar o Egito entre 2015 e 2018. De lá para cá, assumiu Uzbequistão, Congo e a Síria, trabalho que começou em fevereiro de 2023.

Desafios na Síria

A seleção é a atual número 91 do ranking da Fifa e conta com jogadores estrangeiros que têm origem síria: são três argentinos (Ezequiel Ham, Ibrahim Hesar e Jalil Elías), dois suecos (Aiham Ousou e Antonio Yakoub) e mais o grego Abdul Rahman Weiss e o colombiano Pablo Sabbag.

No comando da Síria, Héctor Cúper passa por dificuldades inéditas em seu trabalho, como os problemas relacionados a conflitos armados. A Síria vive uma guerra civil no país desde janeiro de 2011, que fez 13 milhões de pessoas se refugiarem pelo mundo.

Alguns jogadores tiveram problemas ligadas ao terrorismo. Uns 60%, aproximadamente, sofrem com isso, mas noto que eles têm um temperamento de superar as coisas

, afirmou o treinador argentino, durante a campanha na Copa da Ásia. Ele também falou sobre os conflitos e como essa não é uma experiência inédita.

É um país muito atacado por problemas de fronteiras, mas agora não tem. Damasco é uma cidade tranquila. Cheguei a trabalhar em situações piores, como quando dirigia a Geórgia e a guerra estava acontecendo. Aqui, se a situação se complicar, não vou ficar. Nada me obriga a viver na Síria, mas quero estar aqui

.

Fonte: ESPN – Futebol

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários