fbpx
Connect with us

Dinheiro

Haddad aquece na lateral do campo: sucessor de Lula diz que PT precisa discutir opções para 2030 – Seu Dinheiro

Publicado

em

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, sucessor de Lula
© 2023 - Todos os direitos: © Seu Dinheiro

Saiba como investir com inteligência no Seu Dinheiro, com notícias e análises sobre finanças, economia e empresas. Aprovação da reforma tributária em destaque.

Não obstante as projeções desanimadoras que marcaram os primeiros meses do governo, o ex-prefeito de São Paulo, Haddad, conseguiu encerrar 2023 com resultados econômicos superiores às expectativas e a aprovação da reforma tributária.

Recentemente, o político foi um dos nomeados a touros do ano, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e do novo presidente da Argentina, Javier Milei. Leia mais sobre a trajetória de Fernando Haddad aqui.

Haddad amplia seu cenário político

Mesmo com desempenho considerado de destaque dentro do governo, o que o coloca como um forte candidato à sucessão do PT, o ministro Fernando Haddad, reflete sobre o futuro político em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta terça-feira (2).

‘O Lula foi três vezes presidente. Provavelmente, será uma quarta’, afirmou Haddad, fazendo referência a uma tentativa de reeleição em 2026. O ministro da Fazenda disse que, ao mesmo tempo que é ‘um trunfo ter uma figura política dessa estatura por 50 anos à disposição do PT’, também é um desafio grande pensar o ‘day after’, referindo-se a um nome para substituí-lo.

Haddad afirmou não participar das reuniões internas do PT sobre a possível sucessão e que, para 2026, há consenso dentro do partido e na base aliada para que Lula concorra ao quarto mandato. ‘Está pacificada. Não se discute’, afirmou ele sobre a questão.

Com 47 milhões de votos nas eleições presidenciais de 2018, Haddad disse que a situação em que concorreu foi atípica e começou a ser decidida na cadeia, enquanto Lula estava preso.

‘Ninguém queria ser vice do Lula’, afirmou o ministro, que na época se engajou para que Ciro Gomes (PDT) ou Jaques Wagner (PT) fossem alternativas para a vice da chapa. Principalmente Jaques, por estar dentro do PT, afirmou o ministro.

Jaques Wagner, na época, desautorizou a inclusão de seu nome entre os prováveis planos ‘B’ do PT enquanto a candidatura de Lula estivesse posta. Houve conversas com Ciro desde fevereiro daquele ano, discutindo possível aproximação entre partidos de centro-esquerda antes de início formal da campanha.

Focos do governo

Na entrevista, Haddad fez considerações sobre a articulação política atual do governo, destacando a relação com o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Sobre as propostas econômicas do governo, enfatizou a aprovação da reforma tributária nos impostos sobre consumo, e indicou que a reforma do Imposto de Renda pode ficar para 2025. ‘O desafio de aprovar em 2024 a reforma do IR é que, como temos eleições municipais, há um problema de janela, que vai ter que ser avaliado pela política’, disse, destacando que a regulamentação da primeira parte da proposta precisa ser votada primeiro.

União no Congresso

A boa relação foi fundamental para que série de reformas e propostas fossem aprovadas no Congresso, alavancando o nome do ministro, mesmo que, para ele, Lula fique com os louros. ”A inflação caiu, o emprego subiu. Viva Lula!’ E o Haddad é um austericida’.

Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: © Seu Dinheiro

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários