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Dinheiro

Os impactos da Recuperação Judicial nos EUA para a Gol (GOLL4): o que mudou para o mercado com a RJ nos EUA?

Publicado

em

recuperação judicial, Chapter 11
(Shutterstock)

Bradesco BBI reduziu preço-alvo para R$ 1 e recomendou venda, Goldman Sachs parou de cobrir o ativo, impacto ligeiramente positivo.

A empresa de aviação Gol (GOLL4) informou na última quinta-feira (25) que realizou o pedido de Chapter 11 (conhecido como recuperação judicial) nos EUA, uma notícia que já vinha sendo especulada pelo mercado desde a semana anterior. A medida faz parte da estratégia da companhia para enfrentar os impactos da crise causada pela pandemia de Covid-19, buscando reestruturar suas dívidas e se recuperar financeiramente.

Com a decisão de entrar com o pedido de Chapter 11 nos EUA, a Gol busca proteção contra credores enquanto reorganiza suas operações e finanças, visando sair mais forte dessa fase desafiadora. A empresa enfatizou que continuarão as operações normais durante o processo de reestruturação e que os voos não serão afetados.

Análise do impacto do pedido de recuperação judicial da Gol nos EUA

Diversos analistas de mercado, contudo, revisaram as suas projeções para as ações da companhia aérea e também para possíveis outras empresas afetadas após o anúncio, também levando em conta mais detalhes informados pela companhia com o pedido confirmado.

Financiamento DIP e pedido de Chapter 11

Junto com o anúncio do Chapter 11, a Gol também anunciou um compromisso firme de US$ 950 milhões em financiamento na modalidade debtor in possession (DIP) (financiamento comumente utilizado em processos de RJ nos EUA), aguardando aprovação judicial.

Revisão das recomendações para as ações da Gol

Em meio a esses acontecimentos, o Bradesco BBI reduziu a recomendação para as ações da Gol de neutra para underperform (desempenho abaixo da média do mercado, equivalente à venda) e cortou o preço-alvo em 90%, de R$ 10 para apenas R$ 1 (ou uma queda de 84% frente o fechamento da véspera).

O banco leva em conta, em seu cenário base, que o tribunal de falências dos EUA aceitará o pedido do Chapter 11 da Gol, como aconteceu com a Latam Airlines Brasil em 2020. No entanto, no fim do dia, o saldo de aproximadamente R$ 25 bilhões em reestruturação de passivos provavelmente diluirá os acionistas minoritários devido à conversão dos US$ 2,3 bilhões em dívida em patrimônio: 1) US$ 950 milhões de financiamento DIP, 2) US$ 1,2 bilhão relacionados à

nota garantida sênior

(ESSN) de 2028 e 3) US$ 100 milhões em passivos de arrendamento de aeronaves. Assim, vê uma enorme diluição patrimonial de 99%. No setor, destaca preferir Azul (AZUL4), com recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra), com preço-alvo de R$ 38). Já a Latam Airlines teve a recomendação elevada para equivalente à compra.

Recomendações de grandes bancos para os ADRs da Gol

O Goldman Sachs, por sua vez, parou de cobrir as ações da empresa após o pedido de RJ nos EUA. A recomendação anterior era neutra.

O Citi, por sua vez, seguiu com recomendação equivalente à venda para os ADRs (American Depositary Receipts, ou recibo de ações negociadas nos EUA) da Gol, com preço-alvo de US$ 3.

Impacto nos concorrentes e futuro da companhia

Para os analistas do banco americano, embora não esteja claro como este anúncio pode afetar as percepções dos passageiros, é possível que a Azul, com classificação de compra pelo banco, e a subsidiária brasileira da Laram Airlines, com classificação neutra, possam ver alguma repercussão de maior demanda deste evento. Já a a visibilidade de um potencial IPO da ABRA provavelmente está agora bastante reduzida.

O JPMorgan também segue com recomendação underweight (equivalente à venda) para Gol.

O anúncio não é uma surpresa após o fluxo de notícias recentes que indicavam que a empresa estava considerando entrar com o pedido ou avaliar outras alternativas de financiamento. A situação financeira da Gol era frágil, uma vez que a empresa ainda aguardava um acordo mais amplo referente aos seus contratos de arrendamento

, avaliam os analistas.

O banco acredita que o Chapter 11 deve ter também um impacto ligeiramente positivo para as rivais Azul e Latam Airlines, provavelmente implicando algum ganho de participação de mercado para seus concorrentes.

Fonte: Info Money

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