fbpx
Connect with us

Meio Ambiente

Tempestades fortes e alerta de chuvas excessivas no Rio de Janeiro durante o final da semana.

Publicado

em

tempestades fortes, chuva constante e prolongada, chuva em grande quantidade
Tempestades deixam Rio de Janeiro em alerta máximo Mapa do Inmet mostra acumulados de chuva previstos para o sábado (23). — Foto: Inmet Previsão de mínimas e máximas para este sábado (23). — Foto: Inmet Todos o estado do Rio de Janeiro tem alto risco para deslizamentos e alagamentos neste sábado (23). — Foto: Cemaden Coordenador de operações do Cemaden fala sobre alerta de risco de deslizamentos, inundações e enxurradas - Todos os direitos: G1

Previsão de chuvas fortes, volumes altos de água e condição pré-frontal neste fim de semana. Menos intensa em parte de São Paulo.

A chuva excessiva continua causando transtornos no Sudeste do Brasil. De acordo com a Climatempo, a previsão é de chuva moderada a forte até o domingo (24), com volumes que podem ultrapassar os 300 mm em algumas áreas. A previsão ainda indica fortes temporais no Sudeste ao longo deste final de semana, o que deve agravar a situação já crítica em algumas regiões.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alerta que há 90% de probabilidade de tempestades fortes e chuva constante e prolongada sobre a Serra Fluminense, Zona da Mata Mineira, Grande Rio e regiões próximas de Belo Horizonte. No Sul do Espírito Santo e no Litoral Norte de São Paulo a chance é menor, mas ainda existe a ameaça de chuva em grande quantidade, o que pode trazer sérios problemas para as comunidades locais.

Impacto das tempestades fortes

No estado, a Baixada Fluminense, a Costa Verde e região Serrana foram as regiões mais afetadas pelas chuvas fortes nesta sexta-feira (22). Em Petrópolis, que acumulou mais de 220mm em 24 horas, houve deslizamentos e mortes. Com o solo encharcado, o risco de deslizamentos permanece nesses locais.

Já no litoral de São Paulo, os volumes de chuva ultrapassaram os 100 mm em 24 horas e a capital paulista enfrentou chuvas intensas na última sexta (22) devido à passagem da frente fria e ventos úmidos.

Porém, neste final de semana, o tempo na capital paulista deve ficar nublado, com temperaturas mais baixas e chuvas fracas a qualquer momento, sem previsão de chuva em grande quantidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Minas Gerais e no Espírito Santo, a chuva também deve provocar impactos por causa da permanência de um canal de umidade que se estende em boa parte do país.

O resultado disso são acumulados em áreas do Sul, da Zona da Mata mineira, no entorno de Belo Horizonte e em todo o Espírito Santo.

Já áreas no entorno do Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem ter acumulados no entorno de 30 mm neste sábado.

VEJA COMO FICAM AS TEMPERATURAS NAS CAPITAIS:

Grandes volumes de chuva esperados

Os meteorologistas explicam que os grandes volumes de chuva esperados são consequência direta do calor registrado nos dias anteriores. Segundo a Climatempo, o choque da frente fria com a atmosfera aquecida contribui para a ocorrência de fortes temporais.

👉 Contextualização: a condição que antecede a frente fria é chamada de pré-frontal. Em geral, se caracteriza por um dia ainda de calor que, com a aproximação da frente fria, passa a ter nuvens carregadas, com potencial para fortes temporais.

Passada a condição pré-frontal, e com o avanço da frente fria, a tendência é de tempo mais instável e chuva persistente.

Alerta importante para o Rio de Janeiro

O Cemaden alerta que, com as tempestades fortes previstas, a situação deve ser mais preocupante no estado do Rio de Janeiro. A frente fria que vem se deslocando lentamente desde sexta continua fazendo seu caminho neste sábado (23), causando chuva em todas as regiões fluminenses.

De acordo com o coordenador de operações do Cemaden, Marcelo Seluchi, há a possibilidade de serem registrados mais de 200 milímetros de chuva no sábado, com grande potencial para provocar danos.

Para sábado, o Cemaden coloca como ‘muito alta’ a possibilidade de inundações na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Região Serrana e norte fluminense. A Zona da Mata, em Minas Gerais, também pode registrar transtornos.

O risco também é igualmente elevado para deslizamentos de terra nessas regiões.

Situação do Serra Fluminense, Litoral Norte de São Paulo e Sul

▶️ Destaques para São Paulo, segundo a Climatempo:

  • Neste sábado (23), está prevista uma entrada constante de umidade que vai reforçar a instabilidade deixada pela frente fria.
  • Chuva em grande quantidade ao longo desses dias vai gerar grandes volumes de chuva.
  • São esperados acumulados médios de 100mm a 150mm, podendo chegar a 200mm pontualmente entre a Baixada Santista e o Litoral Norte.
  • Chuva continua no decorrer do domingo (24).

▶️ Destaques para o Rio de Janeiro, segundo a Climatempo:

  • No sábado (23), a frente fria seguirá em deslocamento lento sobre o Rio de Janeiro.
  • A previsão é de chuva frequente e persistente, por vezes forte. Por isso, há possibilidade de chuva constante e prolongada, superando o volume médio de chuva para todo o mês de março em apenas 24 a 48 horas.
  • No domingo (24), a frente fria se afasta, a chuva diminui, mas não para o que pode agravar os problemas no estado.
  • Acumulados de chuva esperados (de 21 a 24 de março): entre 150 e 300mm em todo o estado.
  • Em algumas áreas, especialmente na Baixada Fluminense e na região serrana, os acumulados serão de 300 a 500 mm, podendo ultrapassar esses valores pontualmente.

▶️ Destaques para o Sul do Brasil, de acordo com o Climatempo:

  • A frente fria já está afastada da região. Há pouca chuva prevista, mas ventos moderados a fortes ainda são esperados.

Orientações para a população

▶️ Inmet e Cemaden deram algumas orientações prioritárias para a população das áreas que serão atingidas pelas tempestades:

  • Evitar deslocamentos desnecessários.
  • Ficar atento a alertas da defesa civil nas redes sociais e na internet.
  • Alertas pelo Telegram: @defesacivilbrbot.

Fonte: G1 – Meio Ambiente

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários